Com três governadores eleitos, MDB tem pior desempenho de sua história

Sigla só foi vitoriosa nas disputas estaduais de Alagoas, Pará e no Distrito Federal

© DR

Política Eleições 29/10/18 POR Folhapress

Dois anos depois de ascender à Presidência da República após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o MDB do presidente Michel Temer teve o pior desempenho da sua história na eleição deste ano.

PUB

O partido elegeu os governadores do Pará, de Alagoas e do Distrito Federal, tendo seu pior resultado na disputa por governos estaduais desde a retomada das eleições diretas para os governos estaduais em 1982.

+ Bebianno deixa presidência do PSL horas após eleição de Bolsonaro

Desde então, o pior desempenho do MDB em eleições estaduais tinha sido em 2002 e 2010, ocasiões em que o partido elegeu cinco governadores.

Há quatro anos, o MDB -que então chamava-se PMDB- havia elegido sete governadores, incluindo grandes colégios eleitorais como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Na contramão de outras dinastias políticas do país, Alagoas e Pará elegeram emedebistas que fazem parte clãs familiares tradicionais em seus respectivos estados, ambos amparados por grandes coligações partidárias.

Em Alagoas, Renan Filho foi reeleito para mais um mandato à frente do governo de Alagoas ainda no primeiro turno com 77,30% dos votos válidos e ainda conseguiu ajudar o seu pai, Renan Calheiros (MDB), a conquistar o seu quarto mandato no Senado.

Neste segundo turno, Helder Barbalho foi eleito governador do Pará com 55,45% dos votos, derrotando Márcio Miranda (DEM), candidato apoiado pelo governador Simão Jatene (PSDB).

Ele é filho do ex-governador e senador Jader Barbalho (MDB), que também governo o estado do Pará entre 1983 e 1987 e entre 1991 e 1994.

No Distrito Federal, foi eleito governador o advogado Ibaneis Rocha. Ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na capital federal, ele não tem uma trajetória de militância no partido e filiou-se ao MDB visando a eleição deste ano.

Ao todo, o MDB teve 11 candidatos a governador na eleição deste ano, mas viu nomes como Paulo Skaf (SP), José Maranhão (PB) e Roseana Sarney (MA) perderem o pleito ainda no primeiro turno.

No segundo turno, foi derrotado o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, que tentava a reeleição, mas foi batido pelo tucano Eduardo Leite.

Além do fraco desempenho na disputa pelos governo estaduais, o MDB também foi o partido que mais perdeu votos para deputado federal em números absolutos -foram 5,3 milhões de votos em 2018 contra 10,7 milhões em 2014. O partido elegeu apenas 34 deputados contra 66 eleitos na atual legislatura.

A onda de renovação na política brasileira, aliada ao esgarçamento do partido, que foi atingido por escândalos de corrupção nos últimos anos, são apontados como principais fatores para o resultado ruim nas eleições deste ano.

Em estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Bahia, o MDB perdeu força que tinha com a prisão de líderes partidários no âmbito da Operação Lava Jato, casos de Sérgio Cabral, Henrique Eduardo Alves e Geddel Vieira Lima.

Com exceção dos casos de Helder Barbalho e Renan Filho, o partido também teve dificuldades em firmar alianças nas eleições deste ano.

O candidato à presidência do partido, Henrique Meirelles, firmou aliança apenas com o nanico PHS e saiu das urnas 1,2% dos votos. O MDB também ficou isolado em estados como São Paulo e Paraíba.

O resultado do partido também minimizou os efeitos de ativos como tempo de televisão e fundo partidário no desempenho dos candidatos.

O MDB tinha com o segundo maior tempo de televisão entre os partidos -cerca de 11 dos 95 minutos de propaganda diária, entre o horário eleitoral e inserções na programação.

O partido também teve à disposição R$ 234 milhões do fundo eleitoral para gastar com as campanhas de seus candidatos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 19 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 22 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 21 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 14 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 13 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Titanic Há 4 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado