Áustria diz que Rússia infiltrou espião no país por décadas

Militar teria vazado informações entre 1990 e 2018

© Lehtikuva Lehtikuva/Reuters

Mundo espionagem 09/11/18 POR Ansa

O governo da Áustria informou nesta sexta-feira (9) que um coronel aposentado do exército local é suspeito de ter prestado serviços de espionagem para a Rússia entre 1990 e 2018. O homem, que não foi identificado, tem 70 anos e é de Salsburgo, no centro-oeste do país. Ele teria fornecido informações a Moscou sobre as atividades do exército e a situação política do país por quase trinta anos.

PUB

"Isso significa que há um caso de espionagem aqui", disse o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, que afirmou que vai convocar embaixador russo em Viena para dar explicações.

Em Moscou, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, acusou a Áustria de fazer "diplomacia de microfone", fazendo "acusações públicas e cobrando explicações sobre assuntos que não temos [o governo russo] conhecimento".

Lavrov acionou o embaixador russo na Áustria para dizer a Kurz que "as medidas de Viena, baseadas em suspeitas que não são baseadas por provas, já exacerbaram nossos laços que eram positivos".

+ Casa Branca vira alvo de polêmica após compartilhar vídeo manipulado

O ministro da Defesa austríaco, Mario Junasek, disse que foi advertido sobre o caso "há algumas semanas" por agências de inteligência europeias.

O espião seria um homem que se aposentou há cinco anos e teria fornecido informações sobre sistemas de defesa, movimentos migratórios para o país europeu e personalidades austríacas. Ele teve seus equipamentos eletrônicos, como laptop e celular vasculhados, mas as autoridades não informaram se ele está preso.

O chanceler austríaco disse que os recentes casos de espionagem, que também envolveram o Reino Unido e Holanda, "não ajudam na relação da Rússia com a União Europeia". Ele ainda anunciou que uma visita à Rússia da ministra de Relações Exteriores, Karin Kneissl, programada para os dias 2 e 3 de dezembro, foi cancelada. Kneissel foi criticada por ter convidado o presidente russo, Vladimir Putin, para sua festa de casamento, em agosto deste ano. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 3 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Reino Unido Há 22 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 23 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

lifestyle Suor Há 17 mins

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

lifestyle Cabelo Há 23 Horas

Especialista revela a melhor técnica para desembaraçar o cabelo

fama Lily-Rose Depp Há 23 Horas

Atriz, filha de Johnny Depp, posta fotos ousadas de viagem a Tóquio

brasil Saúde Há 17 Horas

Brasil ultrapassa os 4 milhões de casos de dengue

fama Inglaterra Há 19 Horas

Rei Charles retorna às atividades reais após tratamento contra o câncer

tech Rede Social Há 1 Hora

TikTok também poderá ser banido na Europa

mundo Colômbia Há 23 Horas

Nove soldados morrem em queda de helicóptero militar na Colômbia