Caso Marielle: suspeito relata pressão de policiais para assumir crime

Depoimento do miliciano Orlando de Curicica foi divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Jornal Nacional

© Ricardo Moraes / reuters

Justiça investigação 08/12/18 POR Notícias Ao Minuto

O assassinato da vereadora do PSOL Marielle Franco e do motorista dela Anderson Gomes se arrasta há nove meses sem respostas. Nesta sexta-feira (7), o Jornal Nacional teve acesso exclusivo ao depoimento do miliciano Orlando Oliveira de Araújo, um dos principais suspeitos do crime. O Orlando de Curicica, como é conhecido, está preso desde 2017 por homicídio e posse ilegal de arma.

PUB

O depoimento de Orlando foi feito no dia 22 de agosto a dois procuradores federais. O miliciano disse aos agentes que estava sendo pressionado pela polícia do Rio para assumir a autoria do assassinato. Segundo Orlando, o responsável pela divisão de homicídios, Giniton Lages, o visitou no presídio de Bangu pedindo que ele admitisse ter matado Marielle a mando do vereador Marcelo siciliano, do PHS.

Em maio, o jornal 'O Globo' informou que Orlando e Siciliano foram apontados por uma testemunha como mandantes do assassinato de Marielle.

"Fala que o cara te procurou, pediu para você matar ela, você não quis, e o cara arrumou outra pessoa. Mas que o cara que pediu para matar ela", teria dito o delegado Giniton Lages, segundo Orlando.

No depoimento, Orlando disse que foi ameaçado após se recusar a assumir a autoria do crime. O miliciano informou ainda que eles ameaçaram colocar mais três ou quatro homicídios na sua conta e disseram que o transfeririam para um presídio federal. Em junho, Orlando deixou Bangu, no Rio, foi transferido Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo a reportagem do Jornal Nacional, Orlando disse aos agentes que o Giniton Lages chegou a prometer perdão judicial caso ele confessasse o crime. Segundo o miliciano, o delegado afirmou que foi ao encontro dele sonhando com isso, que, se ele aceitasse, seria o fim do caso Marielle.

Pelo tipo de arma e carro usados no crime, Orlando acredita que Marielle foi morta por um grupo de matadores. Segundo o miliciano, a polícia não investiga casos com estes matadores pois seus maiores clientes são contraventores do jogo do bicho, que pagam propina para a Divisão de Homicídios. No entanto, ele reforça que não sabe quem foi o mandante do crime.

Leia também: Tentativa de assalto com reféns deixa 12 mortos no interior do Ceará

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 15 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

mundo Antártida Há 16 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

politica STF Há 23 Horas

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP