Idosa de 102 anos é a pessoa mais velha do mundo a saltar de paraquedas

Irene O'Shea escolheu comemorar aniversário com adrenalina

© Reprodução/Facebook/SA Skydiving

Mundo Austrália 13/12/18 POR Folhapress

Idade é só um número para Irene O'Shea, uma tataravó australiana que completou 102 anos no domingo (9) e escolheu comemorar saltando de paraquedas. Além do aniversário, a idosa também celebrou um novo recorde: se tornou a pessoa mais velha do mundo a saltar de paraquedas, segundo a empresa que realizou o salto, SA Skydiving.

PUB

O'Shea pulou do avião quando estava a 14 mil pés de altura (cerca de 4,2 km) e atingiu a velocidade de 220km/h. O salto, guiado por um profissional de paraquedismo, é o terceiro da vovó radical, que se apaixonou pela adrenalina de pular de paraquedas aos 100 anos -no aniversário seguinte, aos 101, ela repetiu o feito.

"Eu me senti normal, o mesmo de sempre", disse ela ao jornal australiano The Advertiser sobre o salto em Langhorne Creek, uma cidade no sul da Austrália. Embora seus netos e bisnetos tenham afirmado à publicação que a idosa é viciada em adrenalina, ela discorda: "Até onde eu sei, eu sou como todo mundo, só uma pessoa normal", disse.

+ Autor de ataque na França queria 'vingar irmãos da Síria'

Mas, saltar de paraquedas, para ela, não é só um momento de diversão. A idosa aproveita a visibilidade que ganha para conscientizar a população sobre os perigos da esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que afeta o sistema neurológico e que matou sua filha, Selagh FitzHenry, aos 67 anos.

"Eu perdi minha filha para essa doença terrível há dez anos, e eu sinto muita falta dela", disse a idosa, que move uma campanha de arrecadação de fundos para um instituto de pesquisa de doenças neuromotoras degenerativas australiano, o Motor Neurone Disease Association of South Australia.

No último ano, O'Shea arrecadou 12 mil dólares australianos (cerca de R$ 33 mil) impulsionados por uma 'vaquinha online' que levava sua foto saltando de paraquedas. Este ano, seguindo a mesma tática de divulgação, a expectativa é ultrapassar 10 mil dólares australianos novamente.

Com o salto bem-sucedido, O'Shea bate o recorde de pessoa mais velha a saltar de paraquedas, desbancando o americano Kenny Meyer, que ostentou o título por apenas 194 dias, após saltar em julho deste ano. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 16 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Antártida Há 17 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

politica STF 26/04/24

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

economia Governo Lula Há 23 Horas

Governo quer mexer em salário indireto