Uma mulher é alvo de abuso online a cada 30 segundos, aponta Anistia

Estudo analisou milhares de tuítes recebidos por 778 jornalistas e políticas nos EUA e no Reino Unido, representando várias opiniões políticas e ideológicas, em 2017

© 'Não sabia que era errado', diz menina estuprada pelo pai e avô

Tech INTERNET 19/12/18 POR Folhapress

A cada 30 segundos, uma mulher é alvo de violência ou de abuso on-line no Twitter, apontou a Anistia Internacional em estudo divulgado nesta quarta-feira (19).

PUB

O estudo foi resultado de uma colaboração entre a entidade de direitos humanos e a companhia de software de inteligência artificial Element AI como parte do projeto Troll Patrol. Juntos, eles analisaram milhares de tuítes recebidos por 778 jornalistas e políticas nos EUA e no Reino Unido, representando várias opiniões políticas e ideológicas, no ano de 2017.

Uma das conclusões foi que 1,1 milhão de tuítes mencionando uma das 778 mulheres continua conteúdo considerado "problemático" ou "abusivo", uma proporção de 7,1% dos tuítes enviados.

De modo geral, mulheres mestiças (negras, latinas, asiáticas e outras) tinham 34% mais chance de serem mencionados em tais tuítes do que mulheres brancas.

+ Twitter facilita exibição de ordem cronológica das publicações

Mulheres negras foram atacadas de maneira desproporcional, tendo 84% mais chance de serem alvo de ataques do que mulheres brancas.

O estudo considerou mensagens "problemáticas" como aquelas com conteúdo hostil ou nocivo e que podem reforçar estereótipos negativos ou prejudiciais contra determinado grupo de pessoas. Um exemplo citado é a mensagem "Seja uma boa menina, vá lavar a louça".

Já as mensagens "abusivas" violam as próprias regras de conduta do Twitter e incluem conteúdo que promove violência ou ameaças contra pessoas com base em sua raça, etnia, origem, orientação sexual, gênero, religião, idade e outros. Entre os exemplos estão desejos de morte ou de violência física, referências a eventos violentos, comportamentos que inspiram medo e outros.

A Anistia afirma que pediu repetidamente ao Twitter que divulgue dados abrangentes sobre a escala e a natureza dos abusos na plataforma, bem como sua resposta a eles, mas considera a atuação da empresa insuficiente.

Em março, a entidade divulgou o relatório Twitter Tóxico: violência e abuso contra mulheres on-line, que propunha passos a serem adotados pela plataforma. 

"O relatório concluiu que, como empresa, o Twitter não está cumprindo sua responsabilidade de respeitar os direitos das mulheres on-line ao não investigar de modo adequado e responder a relatos de violência e de abuso de maneira transparente, o que leva a muitas mulheres a se silenciarem ou censurarem na plataforma", afirmou a entidade. 

Na semana passada, o Twitter divulgou um Relatório de Transparência que incluiu uma seção sobre a aplicação de regras, uma das recomendações feitas pela Anistia.

"Estamos desapontados, no entanto, que a informação fornecida no relatório de transparência não vai longe o suficiente. Por exemplo, os dados incluídos não são desagregados por categoria de abuso reportado, mas simplesmente agregados em duas categorias, de 'abuso' e 'conduta odiosa'. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 14 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 13 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 14 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 6 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

fama Demi Moore Há 12 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

brasil Brasil Há 12 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

esporte Liga dos Campeões Há 12 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

brasil São Paulo Há 6 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

esporte Ayrton Senna Há 12 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 12 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa