Três estados atrasam 13º salário de 1 milhão de servidores

Endividados, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte não pagaram nesta quinta-feira (20), prazo limite, o 13º salário aos cerca de 1 milhão de servidores públicos

© iStock

Economia DÍVIDAS 21/12/18 POR Folhapress

Um estado não tem nenhuma previsão de quando pagará o 13º salário dos servidores. Outro, que só agora quitou o pagamento de 2017, fará novamente parcelamento em 12 vezes, a partir de janeiro. Em um terceiro, só nesta sexta-feira (21) haverá reunião para definir um cronograma de quitação.

PUB

Endividados, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte não pagaram nesta quinta-feira (20), prazo limite, o 13º salário aos cerca de 1 milhão de servidores públicos.

Ao menos outros dois estados enfrentam problemas, segundo informaram as secretarias estaduais procuradas pela reportagem.

+ Juízes do Maranhão terão até R$ 3,5 mil de auxílio-alimentação

Em Minas Gerais, o cronograma de pagamento será discutido nesta sexta. O estado vive uma grave crise fiscal, e vem parcelando os salários do funcionalismo desde fevereiro de 2016.

Servidores fizeram manifestações ao longo de toda a semana e paralisaram o atendimento em unidades de saúde.

A reunião com os sindicatos para debater o pagamento foi adiada ao longo de toda a semana, enquanto o governo fazia cálculos para definir como irá honrar os salários.

Minas é o estado brasileiro cuja receita está mais comprometida com o pagamento do funcionalismo: quase 80% da receita líquida. São 609 mil servidores.

No Rio Grande do Norte, não há nenhuma previsão para o pagamento do 13º salário aos 52.184 servidores e quem ganha acima de R$ 5.000 ainda não recebeu uma parte do salário de novembro.

A gestão de Robinson Faria (PSD) -que não se reelegeu em outubro- tentou antecipar o recebimento de royalties relativos à exploração de petróleo repassados pela União, mas o TJ (Tribunal de Justiça) barrou a proposta.

Já no Rio Grande do Sul, pelo terceiro ano consecutivo o estado irá parcelar o 13º salário ao longo do próximo ano, em 12 vezes, com correção monetária de 1,5% ao mês, segundo a Secretaria da Fazenda.Neste mês, o governo ainda vai pagar a última parcela do 13º relativo ao ano passado.

+ Lula tinha certeza de que decisão de Marco Aurélio Mello seria revogada

Os salários de novembro também estão atrasados: em crise, o governo gaúcho vem escalonando o pagamento há mais de dois anos. São 342 mil servidores -60% são inativos ou pensionistas.

Para o economista Gilmar Mendes Lourenço, professor da FAE Centro Universitário e especialista em contas públicas, a falta de pagamento do 13º é mais um indicativo da deficiência na gestão financeira.

"Isso vem sendo empurrado com a barriga há décadas", disse.

Segundo ele, falta racionalidade na gestão do gasto estadual, que é pressionado por questões políticas ou pela falta de capacidade técnica para gerir o fluxo de caixa.

Ao mesmo tempo, "pacotes de bondades" concedidos pelo governo federal, que acaba renegociando dívidas ou concedendo empréstimos aos estados, reforçam o mau comportamento.

Levantamento feito pelo Tesouro Nacional mostrou que 14 estados brasileiros já ultrapassaram o limite legal de gastos com pessoal, e consomem mais de 60% da receita no pagamento de servidores.

A elevação do percentual de aposentados e pensionistas é outra preocupação, e ajuda a piorar a situação fiscal dos estados.

A possibilidade de o servidor fazer um empréstimo também foi a solução que Sergipe encontrou. O estado pagou a primeira parcela do 13º salário de maneira fracionada de agosto até novembro.

A segunda metade é paga por meio de empréstimo no Banco do Estado de Sergipe, sem necessidade do pagamento de juros.

Outro estado com problemas é Roraima, que vive intervenção federal e informou na quarta-feira (19) que faria o pagamento nesta quinta, mas não pagou todas as categorias. O estado não comentou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 10 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 11 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 9 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 8 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 11 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 8 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

fama Kendall Jenner Há 10 Horas

Kendall Jenner usa vestido inédito da Givenchy no Met Gala