Réveillon na Paulista tem festa com fogos 'silenciosos' pouco notados

Relatos de quem esteve no local apontam que a queima da virada teve estouros como em outros anos

© SECOM / São Paulo

Brasil ano novo 01/01/19 POR Folhapress

A avenida Paulista, em São Paulo, entrou em 2019 com Jorge Ben Jor no palco e com mais barulho do que se projetava. Apesar da promessa de fogos silenciosos no local, a queima da virada teve estouros como em outros anos, segundo relatos de pessoas que foram ao evento.

PUB

Os fogos da Prefeitura de São Paulo foram colocados atrás do palco, entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo, e em cima do edifício Conjunto Nacional, entre a Augusta e Padre João Manuel. O show, com 5 mil baterias de fogos, durou cerca de 15 minutos.

+ Confusão por falha de segurança na posse de Bolsonaro tem spray de pimenta e desmaio

Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), foram priorizados os efeitos visuais, com estampidos, para tentar fazer menos barulho. Porém, de acordo com a prefeitura, como ainda não existem fogos totalmente silenciosos, quem estava mais próximo a estes locais acabou ouvindo um barulho mais intenso. 

A organização deixou de lado efeitos sonoros, como rojões, que costumavam estar presentes em outros anos. No entanto, eles podem ter sido usados por terceiros, no entorno, segundo a prefeitura.  Em maio, a prefeitura sancionou a lei que proíbe manuseio, utilização, queima e soltura de fogos ou artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. A justificativa era evitar mal-estar às crianças, idosos e animais. A proposta gerou polêmica.  

A lei, apresentada pelos vereadores Reginaldo Trípoli (PV), Abou Anni (PV) e Mário Covas Neto (Podemos), prevê multa de R$ 2.000, que pode ser dobrado e quadruplicado, em caso de reincidência. A lei ainda precisa ser regulamentada para ser colocada em prática. 

Bolsonaro é oficialmente o novo presidente da República; acompanhe

A contagem regressiva para o novo ano foi feita com Jorge Ben Jor no palco. Depois, Gal Costa assumiu o penúltimo show da noite da virada. O encerramento veio com a escola de samba Estrela do Terceiro Milênio.

Segundo a prefeitura, 1,9 milhão de pessoas estiveram na Paulista. Segundo o instituto Datafolha, porém, 1,5 milhão de pessoas é a lotação máxima do trecho Paulista-Consolação, isso em um cálculo superestimado: com lotação de sete pessoas por metro quadrado, aperto semelhante ao enfrentando no metrô no horário de pico.

A avenida Paulista foi fechada cedo nesta segunda-feira (31). Pela manhã, o local recebeu a largada e a chegada da corrida São Silvestre. Por volta das 17h, começaram as atrações programadas pela prefeitura, com os sambistas Diogo Nogueira e Péricles. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Copacabana tem 'sobreviventes' da festa da virada apesar de muito lixo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 10 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

tech Ataque Há 7 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 2 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Redes Sociais Há 41 mins

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

lifestyle Signos Há 7 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!