Lava Jato critica saída de procuradores que investigavam Odebrecht

Afastamento da dupla que comandava a investigação abre precedente perigoso, diz comunicado

© REUTERS/Paulo Whitaker

Política PERU 02/01/19 POR Folhapress

O afastamento dos dois procuradores peruanos que comandavam a investigação de um esquema de corrupção envolvendo a construtora Odebrecht no país abre um precedente perigoso na América Latina, disse nesta quarta (2) a força-tarefa da Lava Jato no Paraná.

PUB

Em nota, os procuradores brasileiros afirmaram que o afastamento fere a independência e a estabilidade de seus colegas peruanos e que este tipo de ação é uma ameaça a investigações de corrupção em todo o mundo.

+ Presidente do Coaf diz que órgão terá liberdade total

O procurador-geral do Peru, Pedro Chavarry, anunciou na noite do Ano-Novo a saída dos dois principais nomes da equipe especial responsável pela Lava Jato peruana.

Foram afastados o coordenador do grupo, Rafael Vela, e José Domingo Pérez, que há uma semana tinha ameaçado denunciar o próprio Chavarry por encobrir e obstruir investigações contra Keiko Fujimori, a principal líder da oposição, uma das acusadas de receber propina da empresa brasileira.

Segundo o procurador-geral, a ação caracterizou uma quebra de hierarquia dentro do Ministério Público e por isso os dois foram afastados. A medida causou uma crise no país que levou o presidente Martín Vizcarra a deixar Brasília de emergência, onde estava para a posse de Jair Bolsonaro, e retornar a Lima. 

Vizcarra é contrário a mudança na investigação, mas não tem poder para afastar Chavarry, que foi escolhido para o cargo pela cúpula do Ministério Público local. 

Segundo a força-tarefa da Lava Jato no Brasil, o afastamento da dupla de procuradores foi feito por "motivo frágil", que coloca em risco o trabalho já feito e mina a credibilidade da equipe. 

"Quando investigações envolvem políticos e autoridades públicas e têm um efeito dominó em potencial, podendo vir a atingir um grande número de poderosos como aconteceu no Brasil, elas precisam ter um grau de independência inquestionável", diz o comunicado. 

"Garantir tal independência é absolutamente imprescindível para evitar que interesses não republicanos prejudiquem a efetividade, a integridade, os resultados, a imparcialidade ou a credibilidade da investigação", completa a nota. 

Os procuradores brasileiros disseram ainda que a saída da dupla pode prejudicar a cooperação internacional entre Brasil e Peru na investigação do caso. 

Além de Keiko, também são investigados quatro ex-presidentes do país por suspeita de terem participado do esquema de corrupção:  Alejandro Toledo (2001-2006), que fugiu para os Estados Unidos e enfrenta um pedido de extradição; Ollanta Humala (2011-2016), que ficou preso por nove meses com sua esposa Nadine; Alan García (1985-1990, 2006-2011), que pediu asilo na embaixada do Uruguai e teve o pedido negado; e Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018), que renunciou em março, alvo de denúncias de corrupção. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico