Thriller remonta em clima angustiante duplo assassinato de 1892

Kristen Stewart e Chloë Sevigny vivem romance no longa 'Lizzie'

© Divulgação

Cultura Cinema 03/01/19 POR Folhapress

Lizzie Borden é uma figura controversa na cultura americana. Morreu em 1927, aos 66 anos, sob a suspeita de ter matado o pai e a madrasta a machadadas, em 1892. Inocentada em julgamento, ela deu origem a obras documentais e de ficção que defendem teorias variadas sobre o que aconteceu.

PUB

"Lizzie", que estreia nos cinemas, remonta em clima angustiante os eventos que precederam o duplo assassinato. O filme dirigido por Graig William Macneill tem bom domínio da coisa sinistra, dos detalhes tenebrosos que podem ou não indicar os caminhos da violência.

+ Museu pede devolução de quadro roubado por nazistas

Muito da concepção do filme veio da atriz Chloë Sevigny, habitual intérprete de mulheres esquisitas no cinema. Ela é a produtora do projeto e, numa entrega intensa, consegue com Lizzie seu melhor papel até agora.

Ela e a irmã viviam em Fall River, Massachusetts, com o pai, Andrew Borden, e a madrasta, Abby. Diante da sociedade, uma família harmoniosa. Dentro de casa, supostos abusos sexuais e ameaças às filhas. Como um potencial motivo para o crime, o pai passou vários imóveis para a nova mulher.

Lizzie teria matado Andrew e Abby com golpes de machado. Depoimentos contraditórios e erros na investigação levaram o júri a inocentá-la. Nenhum outro suspeito foi levado a julgamento, deixando o caso sem solução.

O filme não fica indeciso entre as teorias de inocência e culpa e, em seu terço final, assume posição. Reproduz o que teria acontecido na manhã dos crimes e trabalha com engenhosidade a presença da empregada Bridget Sullivan.

O caráter sexual do relacionamento entre Lizzie e Bridget é um dos pontos mais discutidos por quem estuda os assassinatos. O filme aposta num romance, e conta com duas atrizes em ótima forma para tentar expor a influência da empregada nos assassinatos.

Chloë Sevigny, impressionante como Lizzie, tem muita ajuda de Kristen Stewart, que brinca com o público ao criar um comportamento errático para Bridget. Normalmente uma atriz que busca conforto em personagens de ar blasé, a estrela da saga "Crepúsculo" dá um passo grande na carreira.

Thriller psicológico, conto gótico violento, quase terror, filme de época, denso drama romântico. Assim como o crime que retrata, "Lizzie" também pode ser visto de formas diferentes. E captura o espectador. Com informações da Folhapress.

LIZZIE

Avaliação muito bom

Classificação 16 anos

Elenco Kristen Stewart, Chloë Sevigny e Fiona Shaw

Produção EUA, 2018. 105 min

Direção Craig William Macneill

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 14 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 23 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 19 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 16 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

fama Bruce Willis Há 23 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 15 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'