Robô-táxi e integração de apps serão tendências em 2019

Veículos autônomos se aproximam cada vez mais da realidade

© iStock

Tech Transporte 03/01/19 POR Folhapress

Em 2019, mais veículos autônomos devem ganhar as ruas, em testes que se aproximam cada vez mais da realidade.

PUB

A montadora General Motors anunciou que pretende lançar seu serviço de robô-táxi nos EUA neste ano. Outras fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia também seguem com projetos nessa área. Elas correm atrás da Waymo, companhia ligada ao Google, que começou a levar passageiros em uma frota de carros autônomos no Arizona, em dezembro.

+ 2019 começa com eclipse total de Superlua; saiba quando ver

No entanto, o Congresso dos EUA ainda não aprovou uma lei que regulamente o uso de carros guiados por um sistema. Houve debate ao longo de 2018, mas a votação ficou para 2019. Com isso, os testes são feitos com base em leis regionais.

Outro momento esperado do ano será o IPO (oferta pública inicial de ações) da Uber. Ao se tornar uma companhia aberta, a empresa terá maior pressão para conseguir números melhores. Embora realize milhares de corridas diariamente, a Uber não dá lucro. No terceiro trimestre de 2018, houve prejuízo de US$ 1.07 bilhão, embora o faturamento no período tenha somado US$ 2,95 bilhões.Neste ano, também deve avançar a integração entre aplicativos para chamar carros e emprestar bicicletas e patinetes. O plano é que o usuário possa escolher entre vários meios de transporte dentro da mesma plataforma.

Em abril de 2018, a Uber comprou a Jump, startup que aluga bicicletas e patinetes. Em novembro, a Lyft, maior concorrente da Uber nos EUA, adquiriu a Motivate, que opera 80% dos serviços de empréstimo de bikes no país, incluindo os de cidades como Nova York, Washington e San Francisco.

O mercado de entregas também deverá sofrer mudanças: empresas como Rappi e Glovo planejam estimular viagens para a entrega de produtos, especialmente comida. Motivados por promoções e descontos, mais pessoas poderão pedir delivery em vez de sair para comer, o que aumentará as viagens de moto e de bicicleta nas ruas. E também pode gerar debate se a remuneração aos entregadores é adequada.

No Brasil, devem avançar os serviços de empréstimo de bicicletas e de patinetes sem o uso de estações, que permitem deixar o veículo em qualquer lugar após o uso.

O país também trabalha na adoção das placas dos automóveis no padrão Mercosul. A mudança está sendo feita em Estados como Rio de Janeiro e Bahia, mas o prazo para o início da troca em todos os Estados foi adiado mais uma vez, para junho de 2019. E o presidente Jair Bolsonaro já disse ser contra a alteração, o que pode travar mais uma vez o processo. Com informações da Folhapress.

Leia também: Como escolher o melhor monitor para trabalhar em casa

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)