Coletes amarelos viram motivo de briga entre Itália e França

Governo italiano declarou apoio ao movimento dos "gilet jaunes"

© Reuters

Mundo Troca 08/01/19 POR Ansa

A troca de farpas entre a Itália e a França que já dura meses ganhou um novo capítulo nesta semana. Os líderes do Movimento 5 Estelas (M5S) e da Liga Norte, que formam o governo italiano, demonstraram apoio aos protestos dos coletes amarelos na França, os quais ameaçam a Presidência de Emmanuel Macron. Em um post na web, o vice-premier e membro do M5S, Luigi Di Maio, pediu que os manifestantes franceses "não desistam e continuem a luta" contra as políticas sociais e econômicas de Macron.

PUB

Já Matteo Salvini, ministro do Interior, vice-premier e membro da Liga Norte, foi mais direto e teceu críticas explícitas a Macron. Ele disse que apoia "os cidadãos honestos que protestam contra um presidente que governa contra seu povo. Como outros governos, o da França pensa, sobretudo, em representar os interesses das elites".

+ 'Coletes laranjas' protestam com tratores na Itália

"O governo de Macron não está à altura das expectativas, e algumas políticas implementadas são realmente perigosas, não só para os franceses, mas para toda a Europa", criticou Salvini.

As autoridades francesas, por sua vez, rebateram os italianos. O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, afirmou que os dois "deveriam cuidar da política interna italiana antes de falar sobre as questões francesas".

Em seu perfil no Twitter, a ministra de Assuntos Europeus da França, Nathalie Loiseau, disse que seu país "tem cuidado para não dar lições à Itália". "Salvini e Di Maio deveriam aprender a limpar a casa antes de falar". Di Maio voltou a responder, alegando que "Macron se esquecia de já ter comparado o governo italiano com lepra".

+ Norte-coreano Kim Jong-un inicia visita oficial à China

A briga ultrapassou a fronteiras e chegou nesta terça-feira (8) à Comissão Europeia. "Não fazemos comentários sobre outros comentários. Muito menos quando vêm de comentaristas oficiais.

Mas a Comissão Europeia apoia o presidente Macron e as autoridades francesas em relação aos 'coletes amarelos'. Eles têm nossa confiança para colocar em vigor o programa pelo qual o presidente foi eleito", disse o porta-voz do presidente Jean-Claude Juncker. Histórico - As críticas e trocas de farpas entre o governo italiano e Macron começaram em 2018, durante impasses sobre a crise imigratória.

Macron chegou a se declarar o "principal adversário" de Salvini e o chamou de "hipócrita falastrão". O italiano, por sua vez, disse que o francês "se excede no champanhe". (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

tech Ataque Há 7 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 15 mins

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 2 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 7 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!