Novo diretor da CVM defende revisão e agilidade de multas

Novo diretor da CVM defende revisão de multas e agilidade em processos

© Reuters

Economia Pablo Renteria 04/03/15 POR Agência Brasil

O novo diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Pablo Waldermar Renteria, assumiu hoje (4) o cargo, defendendo a atualização de multas para empresas e mais agilidade na análise de processos no órgão, que é responsável por regular e fiscalizar o mercado de capitais. Advogado, mestre e doutor em direito civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aos 34 anos, ele foi nomeado em 22 de janeiro e volta à CVM para mandato até 2018.

PUB

“Acho importante atualizar o valor das multas. O valor de R$ 500 mil pode ser pouco para dissuadir determinados tipos de comportamento”, disse ele, e ressaltou que defende projeto de lei que prevê a revisão. “Isso [a atualização] não se confunde com eventuais ajustes na celeridade dos processos”, completou, esclarecendo que a celeridade, por sua vez, ainda é um desafio.

Em entrevista, no Rio de Janeiro, Renteria propôs a utilização de acordos de leniência, previstos no mesmo projeto de lei pela CVM. Ele lembrou que o instrumento é utilizado com sucesso por outros órgãos, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “É como uma delação premiada. Pela minha experiência na Superintendente de Processos Sancionadores [da CVM], esse projeto seria muito bem-vindo”.

Renteria atuou como assessor de assuntos regulatórios da CVM em 2008 e, em 2013, deixou o cargo de Superintendente de Processos Sancionadores (SPS) para concluir o doutorado. Por conta de sua passagem pela superintendência, fica impedido de analisar processos que envolvam o empresário Eike Batista, dos quais participou em fase preliminar. Cinco dos 15 processos envolvendo empresas do Grupo X, de Eike, devem ser julgados em 18 de março.

“Todos os casos que estavam em andamento até meu último dia na SPS, estou impedido”, disse. “Mas, os casos do Eike, que estão pautados para o dia 18, não estou impedido”, esclareceu.

O novo diretor também declarou que, com a regulação da CVM e a autorregulação, há condições para melhorar a governança corporativa no país. “Estamos em um momento de reajuste do mercado, o que é propício para essa discussão”, acrescentou.

Com a posse de Pablo Renteria, falta a CVM preencher mais uma cadeira em seu colegiado. A vaga da diretora Ana Novaes, que saiu da comissão em dezembro de 2014, segue aberta. Ao todo, incluindo o presidente, o órgão tem cinco diretores.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 7 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

mundo França Há 23 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo EUA Há 23 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

justica Goiânia Há 8 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 6 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

politica Emergência Médica Há 22 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

mundo Guerra Há 4 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama Reality Show Há 23 Horas

Davi revela em podcast o que vai fazer com prêmio do BBB 24