Carnaval: ortopedistas dão dicas importantes para os dias da folia

Alongar a musculatura, optar por uma sandália confortável e ter cuidado com o peso das alegorias são quesitos fundamentais para um desfile nota 10

© iStock (Foto ilustrativa) 

Lifestyle Cuidados 19/02/19 POR Notícias Ao Minuto

Faltam poucos dias para o carnaval e muitos foliões já começaram as preparações para curtir os desfiles das escolas de samba, blocos de rua e trios elétricos. Essas ocasiões, quando não aproveitadas com cautela, podem trazer danos à saúde dos pés e da coluna, pois eles sofrem com o peso do corpo, ainda mais sambando.

PUB

O ortopedista, cirurgião de coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Luiz Cláudio Lacerda, e o ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo com ênfase em tratamento de atletas, Rafael da Rocha Macedo, dão algumas orientações para que esse momento de alegria seja celebrado sem possíveis problemas. Confira:

Preparar o corpo antes da folia é fundamental - Uma sequência de alongamentos, com movimentos simples, garantem mais agilidade, elasticidade e previne lesões para as muitas horas de samba. "Fazer movimentos circulares com os tornozelos e apoiar as pontas dos pés em um degrau forçando os calcanhares para baixo ajuda a esticar a musculatura detrás das pernas. Além disso, vale também uma caminhada para preparar o sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso, além dos músculos e tendões para o esforço", aconselha Macedo.

+ Quem faz cirurgia plástica deve ter cuidados especiais no carnaval

Atenção com a alimentação e com o consumo de água - Evitar consumir comidas pesadas e de difícil digestão até duas horas antes do desfile e não se esquecer de manter o corpo hidratado. "A hidratação é essencial, pois as altas temperaturas do verão aumentam a perda hídrica do corpo por meio do suor", orienta Macedo.

Fortalecimento muscular - Na hora da festa, o peso das fantasias também deve ser considerado já que chegam a pesar de 30kg a 45kg. Para essa preparação, o fortalecimento da musculatura não pode ficar de fora, pois ela é uma grande aliada da estabilização da coluna vertebral. "Sem esse fortalecimento, nossa coluna fica vulnerável e mais sujeita a lesões. Para isso pode-se investir na musculação, aeróbica, pilates e exercícios que garantem mais proteção para a região ", explica Lacerda.

Cuidados com a postura - Jogar o ombro para trás e contrair a barriga já ajusta boa parte do problema da má postura. Ao andar, sambar e coreografar, é fundamental esse cuidado.

Cuidado com a escolha da sandália - Sandálias de salto alto são obrigatórias para compor a fantasias das passistas, porém é preciso cautela na hora da escolha desse item, pois pode causar torções, bolhas e até calos. "O indicado são as sandálias com proteção no calcanhar e preferência as de plataforma ou meia-pata, pois dão mais sustentabilidade ao corpo e não causam tanta inclinação nos pés, o que diminui as chances de queda. Se não for possível, pelo menos use uma palmilha confortável, para amenizar o impacto", recomenda o ortopedista especialista em pé e tornozelo.

+ Carnaval: os cuidados que se deve ter com o celular

Tiras das sandálias podem ser um problema - Caso a passista opte por sandálias com tiras nas pernas, o ideal é escolher um material confortável, de tiras grossas e que não aperte, pois quando não adequadas podem machucar a região e formar uma pressão nos pés, diminuindo a circulação sanguínea.

"Caia na folia sempre cuidando do seu corpo e respeitando os seus limites. Afinal, o ano está só começando e você precisará manter a saúde em dia pelo resto dele. E em caso de qualquer sinal diferente ou dor procure a ajuda de um profissional especializado", finaliza Macedo.

Leia também: Carnaval 2019: tendências vão dos anos 80 às décadas futuras

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula