Chapecoense só empata com time chileno e está fora da Sul-Americana

Presidente do clube disse que irá recorrer contra a má atuação do árbitro da partida, o venezuelano José Argote

© Reuters Photographer

Esporte Futebol 20/02/19 POR Estadao Conteudo com Notícias ao Minuto

A Chapecoense está eliminada da Copa Sul-Americana. O time catarinense atuou com um jogador a mais desde os 41 minutos do primeiro tempo, mas não foi além do empate por 1 a 1 com o Unión La Calera, do Chile, nesta terça-feira, na Arena Condá. O jogo de ida da série, válida pela primeira fase, havia terminado sem gols.

PUB

Com a queda, a Chapecoense volta às atenções para o Campeonato Catarinense, torneio em que vai enfrentar o Marcílio Dias no próximo domingo, e na Copa do Brasil, sendo que o seu adversário na segunda fase será o Mixto. Já o Unión La Calera vai conhecer seu próximo rival na Sul-Americana através de sorteio.

+ Flamengo se recusa a fazer acordo para indenizar famílias de vítimas

No entanto, o presidente do clube, Plinio David de Nes Filho, o Maninho, afirmou que o time foi prejudicado em campo e que vai recorrer à Conmebol, à Federação Catarinense de Futebol e à CBF para registrar o descontentamento com o desempenho do árbitro venezuelano José Argote, que integra o quadro da FIFA.

"Sem dúvida nenhuma. Amanhã pela manhã enviaremos um protocolo sobre a arbitragem, redigido pelos nossos advogados, à Conmebol, à Federação Catarinense e à Confederação Brasileira. Isso não é novidade para ninguém, mas os clubes brasileiros estão sendo muito prejudicados pelas arbitragens da Conmebol", disse o mandatário.

O jogo

A Chapecoense começou o primeiro tempo em cima do Unión La Calera. Foi um bombardeiro ao gol de Batalla, que fez importantes defesas para evitar que o time da casa abrisse o placar. Aos poucos, a equipe chilena foi crescendo na partida e marcou aos 20 minutos. Após cobrança de escanteio, Andia ficou com a bola e deu assistência para Walter Bou mandar para o fundo das redes.

O gol quebrou a organização da Chapecoense, que começou a ter dificuldade em criar jogadas de perigo. Aos 31 minutos, Figueroa colocou tudo a perder. O lateral segurou Renato pela camisa e acabou expulso, deixando o time chileno com dez jogadores ainda no primeiro tempo.

Com um a mais, a Chapecoense tentou diminuir ainda na etapa inicial, mas viu Batalla se transformar em grande herói do Unión La Calera. Após cruzamento de Yann, Douglas parou na grande defesa do goleiro, que voltou a brilhar, no lance seguinte, na finalização da direita feita por Everaldo.

No segundo tempo, enfim, a Chapecoense chegou ao gol. Aos cinco minutos, Bruno Pacheco cruzou, Yann abriu as pernas e a bola achou Everaldo. O atacante fez o giro e chutou forte para superar Batalla, fazendo explodir a Arena Condá.

O empate por muito pouco não veio aos 20 minutos. Bruno Pacheco jogou a bola para a área, Batalla a deixou escapar, mas se recuperou a tempo para evitar o gol de Everaldo. O Unión La Calera tentou a todo o momento "cozinhar" a partida para levar a classificação para o Chile.

E acabou conseguindo. O time catarinense esboçou uma pressão nos minutos finais, mas viu Everaldo, em um chute por cima do gol, desperdiçar a melhor chance da equipe nos minutos finais. Após o apito, o som foi de vaias na Arena Condá, misturado com gritos de alegria dos torcedores do Unión La Calera.

Fora de campo, a nota negativa ficou pela ausência da execução da vinheta de homenagem às vítimas do acidente aéreo de 2016 da Chapecoense no minuto 71 - o 26º do segundo tempo - por determinação da Conmebol.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE 1 X 1 UNIÓN LA CALERA-CHI

CHAPECOENSE - João Ricardo; Eduardo, Douglas, Rafael Pereira e Bruno Pacheco; Elicarlos (Diego Torres), Márcio Araújo e Yann Rolim (Alan Ruschel); Renato, Everaldo e Lourency (Júlio César). Técnico: Claudinei Oliveira.

UNÓN LA CALERA-CHI - Batalla; Figueroa, Vilches, Alvarado e Wiemberg; Laba, Andia e Juan Leiva (Claudio Meneses); Larrondo (Josepablo Monreal), Walter Bou (Thomas Rodriguez) e Isnaldo. Técnico: Francisco Meneghini.

GOLS - Walter Bou, aos 20 minutos do primeiro tempo. Everaldo, aos cinco minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - José Argote (Venezuela).

CARTÃO AMARELO - Batalla (Unión La Calera).

CARTÃO VERMELHO - Figueroa (Unión La Calera).

RENDA - R$ 169.420,00.

PÚBLICO - 7.272 torcedores.

LOCAL - Arena Condá, em Chapecó (SC).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 23 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Olivier Masurel Há 22 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Bioparc Há 15 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 21 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

esporte França Há 21 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

fama Kendall Jenner Há 23 Horas

Kendall Jenner usa vestido inédito da Givenchy no Met Gala

mundo Miss Há 19 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss