Coreia do Norte pede ajuda humanitária devido à falta de alimentos

Informação foi dada pelo porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric

© Reuters

Mundo ONU 22/02/19 POR Lusa

As autoridades da Coreia do Norte pediram ajuda às Nações Unidas e a outras organizações humanitárias devido à falta de alimentos no país, anunciou hoje a ONU.

PUB

"O governo solicitou assistência das organizações humanitárias internacionais presentes no país para responder ao impacto da situação de segurança alimentar", disse Stéphane Dujarric, porta-voz das Nações Unidas.

Maduro fecha fronteira entre Venezuela e Brasil

+ Tensão na fronteira: ajuda humanitária vira foco da crise na Venezuela

O porta-voz afirmou que as Nações Unidas estão em contato com as autoridades norte-coreanas para analisar o impacto que a falta de comida pode ter sobre a população mais vulnerável e agir cedo para suprir as necessidades.

Stéphane Dujarric explicou que, de acordo com dados fornecidos por Pyongyang, é esperado que em 2019 o país tenha uma escassez de cerca de 1,4 milhões de toneladas de alimentos básicos, como trigo, arroz, batata ou soja.

"As Nações Unidas estão preocupadas com a deterioração da situação de segurança alimentar na Coreia do Norte e estão a analisar com governo", defendeu.

O país asiático foi o cenário nos anos 1990 de uma fome severa que, de acordo com diferentes estimativas, custou a vida de entre 250 mil e mais de três milhões de pessoas.

A Coreia do Norte está sujeita a sanções internacionais significativas como resultado do seu programa nuclear e de mísseis e, embora haja isenções humanitárias, muitos especialistas reconhecem que as punições contra o regime também afetam a população.

Países como a Rússia pediram o levantamento de algumas dessas sanções para encorajar Pyongyang a avançar nas negociações de desnuclearização com os Estados Unidos, que querem ver resultados concretos antes de dar esse passo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, vão realizar, na próxima semana, a segunda reunião em Hanói, no Vietname, com o objetivo de chegar a acordo sobre uma "definição compartilhada" do que significa desnuclearização, depois de meses de impasse nas negociações.

Trump e Kim realizaram uma primeira reunião histórica em Singapura em junho passado para dar os primeiros passos neste processo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 21 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 19 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

mundo EUA Há 22 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Bastidores da TV Há 19 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 18 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon