Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maduro fecha fronteira entre Venezuela e Brasil

Objetivo é evitar entrada de ajuda humanitária

Maduro fecha fronteira entre Venezuela e Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 22/02/19 por ANSA

Mundo Venezuela

O presidente em exercício da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira (21) o fechamento "total e absoluto" da fronteira terrestre com o Brasil "até novo aviso".

A medida entrava em vigor às 20h (horário de Caracas) e tem como objetivo impedir a entrada de ajuda humanitária internacional no país pelo estado de Roraima.

Porta-voz diz que ajuda humanitária segue mesmo com fronteira fechada

O autoproclamado presidente Juan Guaidó havia estabelecido em 23 de fevereiro a data para a entrada de alimentos e remédios na Venezuela e criara dois centros de coleta de ajuda humanitária, um em Cúcuta, na Colômbia, e outro em Roraima.

+ Em Barcelona, 13 mil protestaram contra julgamento de separatistas

Tanto o Brasil quanto o governo colombiano reconheceram Guaidó como presidente do país vizinho e defendem a queda de Maduro, que diz que seu país não precisa de auxílio externo, apesar de ter recebido 300 toneladas de itens de primeira necessidade da Rússia.

Para o presidente chavista, as ajudas humanitárias são uma forma de preparar uma intervenção militar para derrubá-lo. Ele também estuda fechar a fronteira com a Colômbia.

No Brasil, os alimentos e medicamentos seriam levados à Venezuela a partir das cidades de Boa Vista e Pacaraima, por meio de caminhões conduzidos por cidadãos venezuelanos. O país conta atualmente com dois presidentes (Maduro e Guaidó), dois parlamentos (Assembleia Nacional e Assembleia Constituinte) e duas supremas cortes (uma em Caracas e outra no exílio). (ANSA)

Leia também: Maduro aumenta em dois dias o feriado de Carnaval na Venezuela

Campo obrigatório