Brasil e República Tcheca se enfrentam em mais um amistoso

Este é o último jogo antes da convocação para a Copa América

© David W Cerny / Reuters

Esporte Preparação 26/03/19 POR Estadao Conteudo

Depois da eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia para a Bélgica, a seleção brasileira iniciou mais uma vez uma busca pelo seu melhor futebol e passou a mirar a Copa América. Desde então, o time comandado pelo técnico Tite realizou sete amistosos - com seis vitórias e apenas um empate - e faz nesta terça-feira o último deles antes da convocação final para a competição que será no Brasil de 14 de junho e a 7 de julho.

PUB

O rival é República Tcheca, na Eden Arena, em Praga. O time checo será o único da Europa nesta lista de jogos preparatórios para a Copa América.

As vitórias, todas no segundo semestre de 2018, foram contra Estados Unidos, Equador, Argentina, Arábia Saudita, Uruguai e Camarões. O empate veio no último sábado contra o Panamá, por 1 a 1, na Cidade do Porto, em Portugal. Este foi o único gol sofrido desde o Mundial da Rússia.

De olho em mais testes na seleção, o time que começou a partida contra a República Tcheca tem uma formação bem diferente da que iniciou contra o Panamá. Nesta segunda-feira, Tite comandou um treinamento em que confirmou a mudança de toda a defesa, além de ter sacado Arthur da formação titular.

+ Tite admite risco ao manter Coutinho em amistoso de hoje

A troca de toda a defesa já era esperada, pois no amistoso do último sábado Tite testou o setor com jogadores considerados reservas. Agora, então, os titulares voltam ao time com Alisson sendo o goleiro, Danilo e Alex Sandro atuando nas laterais e Thiago Silva formando a dupla de zaga com Marquinhos.

A outra alteração ocorreu no meio de campo. O técnico sacou Arthur e promoveu a entrada de Allan, do Napoli, o tornando a sexta novidade da seleção para o confronto contra a República Checa. Tite, porém, optou por não modificar o setor ofensivo. Assim, Philippe Coutinho seguirá na formação titular. Além disso, jovens como Richalison, que ocupou no ataque e vaga que costuma ser do lesionado Neymar, e Lucas Paquetá, autor do único gol brasileiro contra o Panamá, receberão mais uma chance.

"Todas as críticas que têm caráter técnico, tático, físico e emocional eu não tenho que contrapor. São pontos de vista, visões, e a gente tem que saber conviver com isso. Os atletas não jogam pelo técnico, jogam pela seleção, pelo Brasil. Quando tira o viés daquilo que é importante, acho arriscado. Ele joga por orgulho pela seleção, prazer da satisfação profissional", apontou Tite.

+ Grêmio inaugura estátua de Renato em clima de jogo na Arena

Contra o Panamá, a seleção brasileira sofreu para criar jogadas e dependeu de um cruzamento de Casemiro, que Lucas Paquetá completou com estilo, para marcar seu único gol. Por isso, a principal mudança que Tite quer observar na equipe é uma "agressividade maior".

"Quero agressividade maior, a busca maior. Talvez menos de organização, mas buscamos esse ímpeto. Em termos de organização, o mecanismo do meio de campo se ajusta. Também por uma opção nossa, evitamos convocações de atletas em momentos decisivos. Então, é um processo de construção", apontou.

O treinador ainda manifestou seu apoio a Philippe Coutinho, que vive má fase e é questionado tanto no Barcelona quanto na seleção. "Corro todos os riscos, inclusive esse (escalar Coutinho). Esses riscos, essa pressão, são inevitáveis no cargo. O que tem de ter é coerência. E coerência nesse caso é dar trabalho a ele, repetir a formação e dar tempo. Futebol é fundamentalmente na prática, no exercício, repetição". Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes