Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tite admite risco ao manter Coutinho em amistoso de hoje

Segundo ele, é inevitável que o comandante de uma equipe tome decisões em nome do que ele acredita estar certo

Tite admite risco ao manter Coutinho em amistoso de hoje
Notícias ao Minuto Brasil

06:24 - 26/03/19 por Folhapress

Esporte Seleção

(FOLHAPRESS) Tite admitiu que corre riscos ao manter a sua aposta em Philippe Coutinho como titular da seleção brasileira. Em entrevista coletiva em Praga, na República Tcheca, na véspera do amistoso contra os donos da casa, que acontece nesta terça-feira (26), o treinador respondeu a uma questão que comparou a atual situação com a sua insistência por Gabriel Jesus como titular na Copa do Mundo.

Segundo ele, é inevitável que o comandante de uma equipe tome decisões em nome do que ele acredita estar certo. No treino desta segunda, ele confirmou que o meio-campista do Barcelona continuará entre os titulares apesar da atuação ruim no 1 a 1 com o Panamá.

"Eu corro todos os riscos como treinador, inclusive esse (manter o Coutinho titular). Esses riscos e a pressão em cima das minhas escolhas são inevitáveis do cargo e do meu trabalho. A minha coerência com o Coutinho é dar uma sequência ao trabalho dele. Colocá-lo ao lado do Paquetá, dar tempo e repetir o esquema de jogo. O exercício do dia a dia, no jogo a jogo, vai me falar. Então eu corro esse risco, sim", afirmou o gaúcho.

Coutinho vive um de seus piores momentos desde 2016, mas conta com a boa vontade do treinador por conta de seu passado recente com a amarelinha. O próprio comandante citou o termo "complacência" para descrever a aposta em seu meio-campista.

Coutinho vive um de seus piores momentos desde 2016, mas conta com a boa vontade do treinador por conta de seu passado recente com a amarelinha. O próprio comandante citou o termo "complacência" para descrever a aposta em seu meio-campista.

Tite também aproveitou a coletiva para rever a sua posição na análise do jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto. Após o jogo, ele admitiu que o resultado não havia sido bom, mas ponderou que houve pontos positivos no desempenho da equipe. Já nesta segunda, ele deixou seu pensamento mais claro.

"No jogo contra o Panamá, talvez eu tenha deixado claro, a equipe jogou mal e empatou. A projeção era jogar bem e vencer. Há um risco em simplificar as coisas, a simplificação é perigosa. Mas a equipe jogou mal. Depois a gente contextualiza. O processo ofensivo, de criação, é difícil de acontecer e, neste contexto, vou repetir Coutinho, Paquetá, Firmino e Richarlison. Preciso ter certa coerência", completou.

+ Tite tira Arthur, muda a zaga e mantém Coutinho entre os titulares

+ Entenda como ficou o Campeonato Carioca após regulamento confuso

O Brasil entra em campo amanhã pela última vez antes da convocação para a Copa América, marcada para o dia 17 de maio. A seleção começa a se concentrar no dia 20, em Teresópolis.

RICHARLISON

O comandante explicou que tem tido um trabalho de dar chance a atletas que ele ainda não conhece para definir a lista de convocados para a Copa América. Ainda assim, alguns jogadores podem deixar a data Fifa sem minutos em campo. Segundo eles, há outros critérios que serão observados para definir os que foram bem. Ele, inclusive, fez um mea-culpa ao explicar o erro que cometeu ao tentar mudar a estrutura do time colocando Richarlison e Jesus para atuarem dentro da área.

"O erro que eu cometi ao tirar o Richarlison da ponta. Eu tentei colocar uma dupla de atacante mais pesada e aí tirei o Richarlison do jogo. O aprendizado não é teórico, eu tirei o cara da beirada, coloquei na dupla e ele na combinação não foi", afirmou. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório