Falas de Bolsonaro foram construtivas em relação à China, diz Doria

"Em relação ao governo Bolsonaro, as manifestações recentes do presidente foram todas positivas e construtivas. Sou testemunha disso", disse o governador de São Paulo

© Amanda Perobelli / Reuters

Economia Governador 02/04/19 POR Estadao Conteudo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na tarde desta terça-feira, 2, que o governo brasileiro mantém a aproximação com a China, principal parceiro comercial do País. "Em relação ao governo Bolsonaro, as manifestações recentes do presidente foram todas positivas e construtivas. Sou testemunha disso. Não falo em nome do governo, mas conversei com o presidente Bolsonaro em relação a isso. Isso evita qualquer mal-entendido que no passado possa vir a ter ocorrido", comentou o governador, em coletiva de imprensa com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

PUB

Yang ressaltou que o Brasil tem "grande complementariedade" com a China e ressaltou como positivo o encontro que teve com Bolsonaro no início de março.

+ Líder do governo defende Onyx e diz que articulação é dever de todos

Desestatização

O governador de São Paulo negou que vá dar prioridade à China no processo de desestatização que ele pretende fazer no Estado.

Em coletiva sobre a abertura de um escritório comercial paulista em Xangai, em agosto, Doria disse que as parcerias entre a China e o Estado serão incrementadas pelo processo de desestatização. O órgão será responsável por promover as privatizações e ampliar a parceria em áreas estratégicas.

Questionado sobre se a China teria alguma vantagem no processo de compra de ativos do Estado, Doria reagiu. "Não haverá prioridade para a China. Haverá oportunidade", afirmou.

Ele reafirmou, no entanto, que empresas da China já têm conversado com o governo paulista sobre a desestatização. "Nós não vamos esperar até agosto", comentou.

Porto de Santos

O governador de São Paulo afirmou que o ministro de Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, disse a ele que privatização do Porto de Santos vai entrar na pauta do governo no segundo semestre deste ano.

Questionado sobre qual era a opinião dele em relação a essa privatização, o tucano foi enfático. "Em São Paulo, somos amplamente favoráveis à privatização do Porto de Santos. Ele precisa ter condições tecnológicas no padrão mundial, e ele não está no padrão mundial", afirmou.

Doria reafirmou também que o Porto de Santos vai ser privatizado. "Ele está dentro do nosso programa", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 9 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina