Vai seguir uma dieta vegana? Veja tudo o que deve saber

Quando alguém se compromete a banir todos os alimentos e produtos de origem animal da vida, existem alguns aspectos que deve ter em conta

© DR

Lifestyle ESTILO DE VIDA 11/07/16 POR Notícias Ao Minuto

Seguir um estilo de vida vegan implica banir do dia-a-dia todo e qualquer produto e alimento de origem animal. Falamos de roupas, calçados, maquiagens, mobília, comida e cosmética que tenha tido origem ou passagem pela vida animal.

PUB

A par da dieta vegan, o vegetarianismo (que em versões mais abrangentes pode incluir ovos, leite e derivados), é um estilo de vida cada vez mais seguido e defendido, até mesmo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Contudo, diz a revista Health, antes de seguir um estilo de vida vegan, as pessoas devem ter em conta as possíveis consequências (positivas e negativas) que esta opção pode ter a nível alimentar e de saúde. Conheça os seis aspetos a levar em conta na hora de fazer sua opção:

1 – Vai ser necessário tomar um suplemento de vitamina B12. Esta vitamina está presente em alimentos de origem animal (como ovos e leite) e é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

2 – Pode ser necessário reforçar a ingestão de ferro. Este micronutriente está também fortemente presente em alimentos de origem animal (como a carne vermelha), mas pode ser também encontrado em alguns vegetais, contudo, a absorção do ferro dos vegetais é menor daquele que vem da carne, podendo ser importante apostar em algumas combinações nutricionais.

3 – Terão que ser encontradas novas fontes de proteína. A carne e o peixe são as principais fontes de proteína da dieta tradicional, mas quem segue um estilo de vida vegan deve apostar em soja, lentilhas, feijão e quinoa.

4 – É preciso ter cuidado com os produtos de soja. Apenas devem ser consumidas as versões fermentadas, como o tofu ou o miso, deixando de parte as versões processadas (como as que são vendidas como substituto de carne). É preciso ainda ter uma especial atenção para a escolha de soja orgânica e biológica, que não possuem genessementes geneticamente modificados.

5 – É preciso ler rótulos. Alguns alimentos comuns do dia-a-dia, como a gelatina, têm origem animal, sendo importante aprender a ler rótulos para optar sempre pelas versões vegetais. A caseína e a proteína (whey) devem também ser excluídas porque têm origem no leite (mas existe proteína de ervilha).

6 – Não se deve começar de um dia para o outro. Quando se adota uma dieta vegan, convém fazer uma transição gradual, cortando progressivamente no consumo de produtos de origem animal em detrimento dos vegetais e leguminosas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Astrologia 17/05/24

Desenrolados: se há um problema, estes signos vão resolver

Lifestyle Saúde 17/05/24

Médico revela o que deve comer para aliviar a prisão de ventre

Lifestyle Alimentação 17/05/24

O alimento que temos em casa e que ajuda a controlar o açucar no sangue

Lifestyle Alimentação 17/05/24

Descubra os poderes do tomate cereja para a sua saúde

Lifestyle Saúde 17/05/24

5 dicas para cuidar da saúde mental do seu filho

Lifestyle Confusão mental 17/05/24

Será que seu cansaço sem fim não é falta de selênio?

Lifestyle Saúde 17/05/24

Câncer de intestino é o terceiro tumor mais recorrente no Brasil

Lifestyle Dengue 17/05/24

Quais são as sequelas da dengue e quanto tempo duram? Entenda

Lifestyle Tabagismo 17/05/24

Tabagismo é a causa de 80% dos óbitos por câncer de pulmão, aponta entidade

Lifestyle Estilo 17/05/24

Seus sapatos podem revelar muito sobre sua personalidade