Comer carne faz mal a um vegetariano?

Será mito ou verdade a ideia de que quem muda de omnívoro para vegetariano perde a capacidade de digerir carne?

© DR

Lifestyle Alimentação 17/01/18 POR Notícias Ao Minuto

O vegetarianismo e o veganismo são tendências de alimentação cada vez mais comuns, seja por questões de saúde ou por se posicionar contra a indústria de carne. Num ou noutro caso, há quem não se adapte ao estilo de vida vegetariano e aqui surge a frequente dúvida sobre se o organismo irá conseguir aceitar novamente, ou não, a ingestão de carne.

PUB

A mudança de estilo de vida, na alimentação, não é irreversível. Contudo, o processo de voltar a uma alimentação omnívora tem de ser suave e gradual, devido à bacteria intestinal que ajuda a digerir qualquer coisa que seja ingerida. Se alguém deixar de ingerir carne durante um considerável período de tempo, é normal que o número de bactérias intestinais responsáveis pela destruição de proteína animal diminua. Ao voltar a comer carne, a digestão será mais lenta e difícil pela falta destas bactérias.

+ Encontre o sutiã perfeito em 6 passos

Tal não indica necessariamente algo negativo, apenas que o corpo tem de se reajustar novamente aos novos hábitos. O mesmo acontece quando alguém com hábitos alimentares desaconselháveis passa a comer de forma equilibrada: embora os novos hábitos sejam bastante mais saudáveis, o organismo está desabituado, o que se irá traduzir em inchaço e náuseas – os mesmos sintomas que vegetarianos frequentemente sentem ao voltar a ingerir carne.

Como seria de esperar, esta transição é tão mais fácil quanto menos restrita seja a alimentação vegetariana que se seguia e menos pesado o tipo de carne que se coma na mudança de hábitos. A alguém com uma alimentação vegetariana muito baixa em gorduras é desaconselhado que volte à carne com um cheeseburguer ou um bife de carne de vaca, como diz Batayneh, nutricionista de São Francisco, em entrevista à revista More.

Segundo a especialista em nutrição e saúde, a má transição entre hábitos alimentares nem sempre se deve à quantidade de carne, mas à de vegetais e grãos. Se alguém comer uma grande porção de galinha, irá completar a refeição com uma pequena porção de verduras, que fará falta ao organismo.

Em suma, transições graduais e porções pequenas são a chave para uma mudança de hábitos mais natural e eficaz. Nos primeiros dias, opte por pratos como salada com galinha desfiada, por exemplo, e tenha sempre em mente o motivo que o levou a adotar o hábito alimentar que melhor se adapta a si, em todos os aspectos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 21 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 22 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 23 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 20 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 22 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 23 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 19 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 17 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente agora mesmo

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 21 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida