Morte de jornalista russo foi 'crime covarde', diz União Europeia

Parlamento Europeu exige uma transparência total sobre o assassinato de Babchenko

© DR

Mundo União Europeia 30/05/18 POR Lusa

Nesta quarta-feira (30), a União Europeia (UE) qualificou a morte do jornalista dissidente russo Arkadi Babchenko, reconhecido crítico do Kremlin morto a tiro na terça-feira (29) em Kiev, como um "crime covarde", pedindo uma "investigação rápida e transparente" sobre o caso.

PUB

"Este crime é um novo ataque contra a liberdade de imprensa, contra os jornalistas que protegem os nossos valores e as nossas democracias", declarou o presidente do Parlamento Europeu (PE), o italiano Antonio Tajani, numa sessão plenária em Estrasburgo, na França.

"O Parlamento Europeu exige uma transparência total sobre o assassinato de Babchenko, que os culpados sejam punidos, bem como aqueles que patrocinaram esta morte", acrescentou Tajani.

A chefe da diplomacia da UE, a também italiana Federica Mogherini, foi outra das vozes comunitárias que falou sobre a morte do jornalista russo.

+ Novo balanço: ataque deixa 11 mortos e cinco feridos em Cabul

Num comunicado, a porta-voz da Alta Representante da UE para a Política Externa e Política de Segurança referiu que Mogherini pediu "um inquérito rápido e transparente para que os responsáveis deste crime sejam levados à justiça", tendo ainda endereçado "as condolências" da UE à família de Babchenko.

O Conselho da Europa também solicitou hoje a Ucrânia a conduzir uma "investigação exaustiva" para "identificar e punir" os responsáveis pela morte do profissional.

De acordo com a comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, "as autoridades ucranianas têm a obrigação legal de realizar uma investigação efetiva sobre esse assassinato".

O jornalista e escritor russo Arkadi Babchenko, um reconhecido crítico das políticas do Presidente russo, Vladimir Putin, foi morto com tiros nas costas na terça à noite na capital ucraniana, Kiev. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA Há 14 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

Mundo TikTok Há 15 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

Mundo População Há 22 Horas

China: mais duas cidades anunciam planos para enfrentar crise habitacional

Mundo México Há 14 Horas

Onda de calor no México já matou 27 pessoas em uma semana

Mundo Justiça 13/05/24

Brasileira condenada por tráfico na Tailândia recebe perdão real e se livra de multa

Mundo Campanha 13/05/24

'Dirija como uma mulher'; França lança campanha para reduzir mortes no trânsito

Mundo Guerra 13/05/24

Israel avança no norte de Gaza, onde dizia ter derrotado o Hamas há meses

Mundo EUA Há 7 Horas

Avião da Delta pega fogo após aterrissar no aeroporto de destino