Traficantes de droga nos EUA usam cada vez mais os correios

Afirmação é baseada em levantamento feito pelo inspetor-geral do Serviço Postal do país

© DR

Mundo Relatório 17/10/18 POR Lusa

Os traficantes de droga utilizam cada vez mais o serviço de correios tradicional dos Estados Unidos para o comércio ilegal, revela um relatório entregue ao Senado americano, divulgado nesta quarta-feira (17).

PUB

A afirmação é baseada no levantamento feito pelo inspetor-geral do Serviço Postal dos Estados Unidos da América (EUA) - uma agência independente controlada pelo governo federal. A prática é facilitada pela garantia de inviolabilidade das cartas e pacotes.

"Traficantes de droga nacionais e internacionais anunciam, na sua promoção junto aos clientes, que utilizam o Serviço Postal para distribuir drogas ilícitas. De 104 'sites' de drogas ilícitas pesquisados na 'dark web' e que identificavam o remetente, 92% (96) indicaram que usam o Serviço Postal. Na Internet de livre acesso, 80% (16) dos 20 'sites' consultados davam conta do uso do Serviço Postal", revela o relatório, entregue no Senado dos EUA, em setembro, e agora tornado público.

+ Vítimas de ataque em colégio na Crimeia morreram baleadas

Na investigação promovida pelo inspetor-geral, detectou-se que a preferência dos traficantes de droga pelo Serviço Postal americano deve-se ao fato de, por lei, ser necessária uma procuração judicial para abrir qualquer carta ou pacote, sejam de proveniência nacional ou internacional.

Enquanto as empresas privadas de correio estão autorizadas a inspecionar encomendas, sempre que haja alguma suspeita de irregularidade, o Serviço Postal tem restrições legais a esse nível, estipuladas pela sua natureza de agência independente do governo federal.

"Por exemplo, um traficante de cocaína reclamava ter utilizado o Serviço Postal para distribuir com sucesso cerca de quatro mil encomendas, dizendo que tinha tido 100% de sucesso", indica o inspetor-geral no seu relatório, feito a pedido da senadora Claire McCaskill.

Por isso, o inspetor-geral recomenda que o Congresso dos EUA autorize que o Serviço de Inspeção Postal possa abrir e inspecionar qualquer encomenda suspeita de conter drogas ilícitas, mesmo sem autorização judicial.

O relatório recomenda, ainda, que o Congresso endureça o quadro penal para quem utilize o Serviço Postal para distribuir drogas ilícitas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 20 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 20 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 18 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 11 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 20 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 19 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 17 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo