Conheça os hábitos que mais interferem nos níveis de açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue controlados é possível com a exclusão de determinados alimentos da dieta

© DR

Lifestyle SAÚDE 26/08/16 POR Notícias Ao Minuto

Não são apenas as pessoas com diabetes que se devem preocupar com o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Todas as pessoas que procuram ter uma saúde melhor, um humor estável e mais energia devem também prestar uma especial atenção ao que comem e ao que fazem.

PUB

De acordo com o site Food Matters, a oscilação dos níveis de açúcar no sangue pode dificultar a capacidade do corpo de manter um peso saudável e muito por culpa da ingestão de determinados alimentos, capazes de fazer disparar a quantidade de açúcar no sangue, aumentando o apetite (e também a gula).

Embora os carboidratos refinados sejam um dos principais inimigos, o site revela que também os pães integrais podem não ser tão benéficos como dizem, uma vez que aqueles que são comercializados possuem, muitas vezes, farinha refinada na base, o que faz com que os amidos quebrem com muita facilidade e entrem rapidamente na corrente sanguínea. O site, especializado em alimentação, sugere que o pão seja feito em casa e de preferência à base de farinha de amêndoas.

Também prejudicial para os níveis de açúcar no sangue – assim como para a saúde em geral – a carne processada é outro alimento que deve ser evitado a todo custo, tal como os alimentos rotulados como isentos de gordura, visto que essa ausência é contornada com a adição de açúcares.

Os sucrilhos do café da manhã são outro exemplo e mais uma vez por conta do açúcar, sal e gordura saturada que podem conter, além disso, são feitos com carboidratos refinados. Porém, é ainda preciso ter atenção a produtos que são vendidos como naturais, como é o caso das bebidas vegetais e que contêm aditivos e açúcares adicionados. Tal como no pão, o segredo está em fazer a receita em casa.

Mas não é só a alimentação que faz disparar os níveis de açúcar no sangue. Também o tabaco é um agente ativo uma vez que a nicotina atua diretamente na corrente sanguínea, interferindo com o equilíbrio natural.

Leia mais: Não parece, mas é verdade: estes alimentos têm (muito) açúcar

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alerta 02/05/24

Hipertensão arterial atinge cerca de 35% da população adulta no Brasil

Lifestyle Higiene 02/05/24

Saiba como limpar corretamente a tábua de corte e evite bactérias

Lifestyle Signos 02/05/24

Quatro signos que têm um ótimo sentido de humor

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER 02/05/24

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Bolor 02/05/24

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

Lifestyle Saúde 02/05/24

Sintoma de indigestão que pode ser semelhante a um ataque cardíaco

Lifestyle Pudim 02/05/24

Aprenda a fazer um delicioso pudim de leite condensado

Lifestyle Covid-19 02/05/24

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Covid-19 02/05/24

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Saúde 02/05/24

Crianças brasileiras de 3 a 10 anos estão mais altas e obesas, mostra estudo