Esclareça dúvidas sobre a menopausa, seus sintomas e terapias

São muitos os sintomas que podem aparecer no corpo das mulheres durante a menopausa

© DR

Lifestyle Corpo 10/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Ondas de calor, irritação, insônia, dores de cabeça, perda da libido, ansiedade e até mesmo depressão. São muitos os sintomas que podem aparecer no corpo das mulheres durante a menopausa, período que acaba gerando também muitas incertezas para a grande maioria delas.

PUB

Leia também: Conheça 12 alimentos ricos em proteína

E foi com o objetivo de sanar as principais dúvidas acerca deste tema que a NotreDame Intermédica realizou, no último dia 07 de março, a Oficina de Saúde “Mulheres em um relacionamento sério com a Saúde”, onde clientes e convidadas puderam assistir a uma palestra do Dr. Gilmar Osmundo, especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Confira abaixo as orientações do especialista:

1. Antes da menopausa, o Climatério – O Climatério nada mais é do que o período que antecede a menopausa, quando o organismo deixa de reproduzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona. Não há uma data pré-estabelecida para o início do Climatério, mas ele possui alguns sintomas, como a irregularidade menstrual, fluxos mentruais mais intensos, sensibilidade mamária e piora da TPM.

2. A menopausa e seus sintomas – Em média, a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos e seu início só pode ser considerado após um ano do último ciclo menstrual. Pode causar transformações no organismo e aumentar o risco de aparecimento ou agravamento de doenças graves. Seus sintomas mais comuns são: ausência de menstruação; ressecamento vaginal e de toda a pele do corpo; ondas de calor (atingem entre 60% e 80% das mulheres); sudorese noturna; urgência e incontinência urinária; osteoporose – perda de massa óssea; diminuição da libido; insônia; alteração na distribuição da gordura corporal; diminuição da atenção e da memória; depressão; instabilidade emocional.

3. Alívio dos sintomas – Os chamados tratamentos não-farmacológicos, como o uso de fitoterápicos, além da realização de sessões de acupuntura e relaxamento, são ótimos aliados para a diminuição ou alívio dos sintomas da menopausa.

4. O período pós-menopausa – Neste período, percebe-se significativa melhora dos sintomas iniciais. Contudo, há maior risco para o desenvolvimento de algumas doenças, como as cardiovasculares, que aumentam aproximadamente de três a sete vezes no sexo feminino após a menopausa. Percebe-se, ainda, o aumento dos níveis de colesterol, da pressão arterial e gordura abdominal, bem como maior incidência de casos de câncer de mama e diabetes.

5. Prevenção – A realização de consultas regulares é ainda mais importante neste período, com exames de mamografia, que devem ser realizados anualmente, além dos exames de PAPANICOLAU, desintometria óssea (osteoporose) e avaliações cardiológicas. Manter uma dieta saudável, não fumar e praticar exercícios físicos também auxiliam de maneira siginificativa na prevenção.

6. Reposição Hormonal – É a reposição dos hormônios que eram produzidos pelos ovários antes da menopausa: estrogênio e progesterona, visando amenizar e/ou reverter os sintomas. Esta terapia traz como benefícios o alívio das ondas de calor, reduzir os riscos de ósteoporose, reduzir o risco de diabetes tipo 2, trazer efeitos positivos no humor e na qualidade do sono, diminuir a irregularidade menstrual, melhorar a função sexual e diminuição de câncer colorretal.

7. Contra indicações e efeitos colaterais – A reposição não é indicada ou necessária para todo mundo. Ela é utilizada em pacientes com menos de 60 anos, nos anos iniciais do climatérico e pelo menor tempo possível (no máximo, 5 anos). Também não é indicada para pessoas que já tiverem ou possuem histórico familiar de câncer de mama, câncer de endométrio, sangramento vaginal de causa desconhecida, doenças coronáreas e cerebrovascular, doença trombólica ou tromboembólica venosa e lúpus eritematoso sistêmico. Para quem faz uso da reposição hormonal, os efeitos colaterais podem ser sangramentos mentruais, sensibilidade mamária, retenção de líquidos, cefaleia e enxaqueca.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 18 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 19 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 17 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Bioparc Há 10 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 15 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 19 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 16 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt