FecomercioSP discute oportunidades que surgem para o Brasil pelo Brexit

Seminário discute oportunidades de negócios que surgem por meio da reorganização da corrente de comércio e investimentos após o Reino Unidos deixar a UE

© DR

Economia Seminário 02/09/17 POR Notícias Ao Minuto

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio de seu Conselho do Comércio Externo e da Fecomercio Internacional, realizou o seminário "Brexit: Oportunidades para o Brasil", que discutiu as oportunidades de negócios que surgem por meio da reorganização da corrente de comércio e investimentos com a saída do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) da União Europeia (UE).

PUB

+ Consumidor enfrenta filas por gasolina mais barata no DF

O evento contou com a participação de Rubens Barbosa, que foi embaixador do Brasil em Londres de janeiro de 1994 a junho de 1999, e em Washington, de junho de 1999 a março de 2004; Vera Innes, sócia e responsável pelo escritório Noronha Advogados de Londres; e Bernardo Ivo Cruz, representante da FecomercioSP para a Europa, ex-secretário de Negócios Estrangeiros de Portugal, ex-diretor da Agência de Promoção Comercial e de Investimentos de Portugal no Reino Unido e atual CEO da True Bridge Consultancy.

O seminário, moderado pelo vice-presidente da FecomercioSP e presidente do Conselho de Comércio Externo, Euclides Carli, teve início com as impressões britânicas sobre o atual momento do Brexit, descritas por Vera Innes, residente no Reino Unido desde a década de 1990. "O povo britânico escolheu romper com a União Europeia após 44 anos, motivado por um sentimento de restabelecimento da soberania e pela retomada dos controles das fronteiras, do parlamento e das leis que eram definidas pelo bloco", apontou Vera. O momento atual, conforme ela explicou, é de incerteza, já que as rodadas de negociações pouco avançaram nesse período e a UE segue irredutível em relação a obrigatoriedade do pagamento de uma indenização para que a saída seja confirmada, além dos direitos dos cidadãos europeus que residem no Reino Unido que é contrapartida dos direitos dos britânicos residentes na UE.

Em virtude das indefinições sobre a forma como o governo britânico fará suas novas negociações comerciais a partir de agora, segundo o CEO da True Bridge Consultancy, Bernardo Ivo Cruz, existem oportunidades de negócios para os países de fora da União Europeia. "Desde o início do anúncio do Brexit, os britânicos indicaram que o Brasil é um potencial parceiro para acordos bilaterais de livre-comércio, enviando em média dois representantes por mês para analisar as oportunidades brasileiras. No entanto, até a conclusão da saída do Reino Unido da UE, acordos bilaterais estão proibidos, segundo as regras de restrições da União Europeia", apontou. Mesmo assim, Cruz acredita que as empresas brasileiras e britânicas têm uma grande oportunidade de estreitar seus laços e vislumbrar possíveis acordos, já se preparando para o Brexit.

Um dos obstáculos a serem enfrentados para que esses acordos se tornem realidade é a onda de protecionismo que surgiu no Reino Unido, além de políticas de restrição aos investimentos estrangeiros, que também estão em discussão. "Em contrapartida, a União Europeia negocia um acordo com o Mercosul, previsto para o fim deste ano, porém, com as eleições alemãs, que acontecem neste segundo semestre, o acordo não deve sair no prazo previsto. Dado que, em 2018, será a vez de o Brasil eleger um novo governo, então, um possível acordo deve acontecer apenas em 2019", apontou o ex-embaixador do Brasil em Londres, Rubens Barbosa.

Já em relação ao Brexit, Barbosa acredita que somente se iniciarão conversas com empresas brasileiras após a resolução dos impasses entre União Europeia e Reino Unido. "As áreas de tecnologia, TI e inovação talvez sejam as únicas que mostrem possibilidades de aproximação entre empresas brasileiras e as companhias britânicas, e deve ser assim até o fim de todos esses imbróglios", concluiu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 18 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 16 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Bioparc Há 9 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 15 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 18 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 15 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt