Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fotógrafo submete imagem real em categoria de IA; foi a mais votada

O uso de Inteligência Artificial (IA) é um tema em cima da mesa que promete muita discussão. Uma imagem foi submetida na categoria da IA e foi a mais votada pelo público. No final, o fotógrafo explicou que não tinha recorrido a esta ferramenta.

Fotógrafo submete imagem real em categoria de IA; foi a mais votada
Notícias ao Minuto Brasil

08:13 - 15/06/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Inteligência Artificial

Um fotógrafo foi desclassificado de um concurso no qual deviam estar apenas imagens com Inteligência Artificial (IA) por utilizar uma imagem sem esta ferramenta.

De acordo com o que as publicações internacionais explicam, trata-se de Miles Astray, que submeteu uma fotografia no concurso 1839 Color Photography Awards, na categoria de IA.

“Queria mostrar que a natureza ainda consegue vencer as máquinas e que ainda há mérito real que é produzido por criativos reais”, explicou à publicação PetaPixel.

E o objetivo do fotógrafo, que submeteu a imagem de um flamingo numa posição inusitada, foi mesmo cumprido – antes da revelação de que a imagem não tinha sido submetida a AI, esta arrecadou o 3.º lugar na categoria, assim como foi a mais votada no voto popular.

“Depois de ver casos recentes de imagens geradas por IA a vencerem fotografias reais em concursos, comecei a pensar em dar a volta à história e às suas implicações, apresentando uma fotografia real num concurso de IA”, explicou. É o caso, por exemplo, do fotógrafo Boris Eldagsen que, no ano passado, venceu um concurso na categoria de Criatividade da  Sony World Photography Award.

O fotógrafo alemão recusou receber o prêmio, apontando que decidiu concorrer com a imagem para “descobrir se as competições estão preparadas para imagens criadas por IA”. E concluiu: “Não estão”.

Já o fotógrafo Miles Astray apontou que o conteúdo fabricado por Inteligência Artificial “é um grande tema agora” e que a questão seja debatida.

"Estou contente por ver que esta experiência confirmou a minha hipótese: não há nada mais fantástico e criativo do que a própria Mãe Natureza", afirmou ainda.

Leia Também: O que é a Weverse, a plataforma que está a conquistar as estrelas pop?

Campo obrigatório