Sistema criado em Portugal funciona em interiores através do som
Investigadores da Faculdade de Engenharia do Porto criaram um sistema de GPS que usa sinais áudio imperceptíveis às pessoas
© DR
Tech GPs
O Audio-GPS é um sistema parecido com o que existe ao ar livre, "mas em espaços sem vista para o céu", onde as pessoas passam cerca de "90% do seu tempo", indicou à Lusa João Moutinho, um dos responsáveis pela aplicação.
O sistema GPS permite marcar a posição de espaços num mapa interior, avisar os utilizadores sobre existência de promoções numa determinada loja e dar indicações de acessibilidade a pessoas cegas, fornecendo informações que as ajudem na sua movimentação, por exemplo.
De acordo com o jovem, os dispositivos existentes no mercado são, por vezes, "caros" e "difíceis de adotar", indicando ser esse um dos motivos pelos quais muitas pessoas não conhecem as aplicações para localização em espaços interiores.
O Audio-GPS é, segundo João Moutinho, "uma solução econômica" visto que, por norma, as infraestruturas dos espaços públicos já têm os altofalantes necessários (ou podem instalá-los a baixo custo) e, por outro lado, um grande número de pessoas tem um 'smartphone' com microfone.
Com esta aplicação, os investigadores ganharam o primeiro lugar na edição deste ano do iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto (UP), onde receberam um prêmio de 15 mil euros e a possibilidade de ficarem incubados no Parque de Ciência e Tecnologia da UP (UPTEC).
Esta conquista vai permitir à equipe, da qual também fazem parte Diamantino Freitas e Rui Araújo, "alcançar a visibilidade e o reconhecimento" necessário para encontrar parcerias e redefinir o seu modelo de negócio.
Durante o iUP25k, foram ainda distinguidas as melhores ideias nas áreas das Tecnologias da Informação e da Energia, tendo o Audio-GPS arrecadado também o primeiro prêmio, galardão patrocinado pela Microsoft Portugal.
Além disso, têm agora acesso ao Programa BizSpark, da Microsoft, que apoia 'startups' no âmbito tecnológico, com os produtos da marca.