Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pete Frates, do desafio do balde de gelo, nega própria morte em vídeo

Iniciativa deu início a uma campanha mundial de arrecadação para pesquisas sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Pete Frates, do desafio do balde de gelo, nega própria morte em vídeo
Notícias ao Minuto Brasil

14:19 - 03/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

O norte-americano Pete Frates, um dos criadores do desafio do balde de gelo, que viralizou na internet em 2014, negou a própria morte com um post no Twitter, nesta segunda-feira (3). Frates citou Ed Vedder em legenda de vídeo, no qual aparece ouvindo "Alive", da Pearl Jam: "Como diz meu amigo Ed", escreveu. 

Aos 32 anos, Frates sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença rara que causa a degeneração do sistema nervoso até levar o paciente à morte.  Antes de ser diagnosticado, em 2012, Frates jogava beisebol no Lexington Blue Sox, em Boston. 

+ Nuvem 'apocalíptica' surpreende funcionários de aeroporto na Alemanha

Dois anos depois, o jogador de golfe Chris Kennedy desafiou uma prima cujo marido sofria de ELA a jogar sobre o corpo um balde de gelo em troca de uma doação. Frates ficou sabendo do vídeo pelas redes sociais e enxergou naquilo uma forma de impulsionar as pesquisas sobre a cura da doença.

Personalidades como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, os atros da série "Game of Thrones", o cantor Justin Bieber, a top model Gisele Bundchen, o fundador da Microsoft, Bill Gates, o craque português Cristiano Ronaldo, entre outros, aderiram à campanha, que mobilizou 28 milhões de pessoas. Conforme o site da ALS Association à época, mais de US$ 15 milhões foram arrecadados em menos de um mês.

Campo obrigatório