• 07 MAIO 2024

Buracos negros permitem detectar ondas gravitacionais pela 1ª vez

Buracos negros permitem detectar ondas gravitacionais pela 1ª vez

20:06 - 22/06/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Estudo

O sistema binário de buracos negros, que permitiu, em setembro de 2015, detectar pela primeira vez ondas gravitacionais, foi descrito em detalhe por cientistas polacos em um estudo publicado nesta quarta-feira (22) na revista Nature.

As vibrações no espaço-tempo captadas pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (Estados Unidos) foram provocadas pelo choque de dois buracos negros provenientes de duas estrelas com grande massa, segundo modelos matemáticos elaborados pela Universidade de Varsóvia.

Ambas as estrelas formaram-se cerca de 2.000 milhões de anos depois do Big Bang, segundo os modelos matemáticos polacos, tendo sido mais brilhantes e maiores do universo.

Há 1.200 milhões de anos, os dois buracos negros colidiram e esse choque resultou num cataclismo que formou o sistema binário GW150914. Este sistema foi detectado o ano passado por instrumentos terrestres de alta precisão.

As duas estrelas originais tinham uma composição relativamente pura, na qual predominava o hidrogenio e o hélio e existia menos de 10% de elementos pesados como o carbono, oxigênio e ferro. O grupo de cientistas liderado por Krzysztof Belczynski elaborou um modelo que permite aos investigadores descrever a evolução dos sistemas binários desde o nascimento do universo até ao presente.

Os cientistas compararam as características do sistema detectado pelo observatório com os objetos que figuram na lista das suas estimativas matemáticas, de modo a identificar o sistema que teria, provavelmente, causado os sinais.

O estudo de Belczynski é um dos primeiros a utilizar as informações capturadas através das ondas gravitacionais e é o primeiro a expor características dos objetos astronômicos mais distantes.