Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Impacto de asteroide pode ser 3 vezes maior que bombas nucleares

Asteroide Bennu pode colidiir contra a Terra em 21 de setembro de 2135

Impacto de asteroide pode ser 3 vezes maior que bombas nucleares
Notícias ao Minuto Brasil

07:55 - 17/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Bennu

Um corpo celeste de 490 metros de diâmetro e 3,4 bilhões de toneladas de peso poderia liberar, em caso de colisão com a Terra, uma energia três vezes maior do que a de todas as bombas nucleares que explodiram na história da humanidade.

Voando hoje em dia em órbita em torno do Sol, o asteroide Bennu pode vir a embater contra a Terra em 21 de setembro de 2135, de acordo com os cálculos dos cientistas.

+ Facebook quer ser o seu próximo telejornal

Embora os riscos sejam mínimos, a NASA planeja construir uma nave espacial que possa usar armas nucleares para detonar o corpo celeste.

O asteroide ameaçador, que poderia causar o fim do mundo, tem 490 metros de diâmetro e pesa 3,4 bilhões de toneladas. No caso de coalizão com a Terra, liberaria uma energia equivalente a 1.450 megatons de TNT, que é três vezes mais do que todas as bombas nucleares que explodiram na história.

O asteroide tem sido vigiado desde a sua descoberta em 1999. A NASA já enviou uma sonda para este corpo celeste com o fim de recolher dados e amostras. Ao mesmo tempo, a agência está cooperando com a Administração Nacional de Segurança Nuclear e com dois laboratórios de armas do Departamento da Energia para desenvolver um plano visando evitar uma possível colisão de Bennu com a Terra.

A missão, que tem o nome de HAMMER (Hypervelocity Asteroid Mitigation Mission for Emergency Response, ou seja, Missão de Resposta de Emergência Hiperveloz para a Mitigação de Asteroide, em tradução livre) pode usar dois mísseis táticos para evitar a chegada do asteroide. Os pesquisadores responsáveis por essa ideia devem apresentar seu trabalho no próximo mês de maio. Com informações do Sputnik

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório