Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Startup carioca é a grande vencedora do desafio Like a Boss

Competição promovida pelo Sebrae reuniu 36 empresas inovadoras, durante 14 seletivas realizadas em todo o Brasil

Startup carioca é a grande vencedora do desafio Like a Boss
Notícias ao Minuto Brasil

10:11 - 11/12/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Luminase

A startup carioca Luminase foi a grande campeã do Desafio Like a Boss, disputa promovida pelo Sebrae. As 36 melhores startups do Brasil selecionadas durante 14 seletivas realizadas em todo o país, apresentaram seus projetos inovadores para uma banca de investidores durante os dois dias da CASE, maior evento da América Latina para startups, realizado em São Paulo. Nove startups participaram do round final com a apresentação de pitches aos investidores. O primeiro lugar fico com a carioca Luminase; em segundo lugar, a startup paulista Ayatech e, em terceiro lugar, a SignumWeb, de Minas Gerais.

+ Mito ou verdade: papel alumínio pode turbinar o sinal do wi-fi?

“As startups, que chegam ao mercado com propósitos transformadores, têm oportunidade de prosperar e crescer por meio do Desafio Like a Boss e de outras iniciativas que o Sebrae promove em todo o país”, disse a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Inovar, segundo ela, é requisito para aumentar a competitividade da economia brasileira e os pequenos negócios têm papel estratégico nesse processo, uma vez que são maioria (98,5%) das empresas formais no país. “Estamos acompanhando de perto o crescimento de negócios inovadores, incluindo o movimento ascendente das startups no Brasil. Nesse contexto, a instituição vem se firmando como referência para os empreendedores interessados nesse modelo de negócio”, destaca Heloisa Menezes.

O CEO da Luminase, Anderson Fragoso dos Santos, salientou a importância de participar de um evento como o Like a Boss, que oferece a oportunidade de conhecer investidores, realizar diversos contatos e fortalecer o networking. A startup tem como propósito o desenvolvimentos de inovação a partir de resíduos agroindustriais. Os produtos desenvolvidos pela Luminase vão ajudar a combater a infecção hospitalar, que mata mais de 100 mil pacientes por ano no Brasil. Para isso, a startup desenvolveu um luminol e um biodetergente enzimático. O luminol é um reagente amplamente difundido na química forense, por ser capaz de detectar vestígios de sangue oculto com alta sensibilidade em cenas de crime contra a vida, indicado como instrumento no controle das infecções hospitalares. O biodetergente enzimático, por sua vez, promove a desinfecção desse sangue oculto. O grande diferencial competitivo desses produtos é a eficiência associada ao baixo custo, por serem produzidos a partir de resíduos.

Anderson diz que o papel do Sebrae no desenvolvimento da empresa foi crucial, desde a sua origem. “O Sebrae tem sido fundamental ao longo de toda a nossa trajetória. Desde a concepção da startup, o apoio obtido com o Inovativa Brasil e o suporte para aceleração e investimentos”, comenta o empreendedor. Agora, Anderson planeja o próximo passo: se capacitar para exportar seus produtos. “Vamos participar do ProInter Biotec, programa do Sebrae no Rio de Janeiro, e nos preparar para buscar o mercado externo”, complementa.

Campo obrigatório