Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Federação Alemã revela processo contra Beckenbauer e Fifa

Ao abrir procedimentos legais contra o ídolo alemão e estas entidades, a Federação tenta minimizar os danos causados a sua imagem em razão das recentes denúncias de corrupção na escolha do país para sediar o Mundial daquele ano

Federação Alemã revela processo contra Beckenbauer e Fifa
Notícias ao Minuto Brasil

20:12 - 05/02/16 por Estadao Conteudo

Esporte Investigação

A Federação Alemã de Futebol revelou nesta sexta-feira que está processando Franz Beckenbauer, a Fifa e ex-integrantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006. Ao abrir procedimentos legais contra o ídolo alemão e estas entidades, a Federação tenta minimizar os danos causados a sua imagem em razão das recentes denúncias de corrupção na escolha do país para sediar o Mundial daquele ano.

Em comunicado enviado à agência Associated Press, a Federação Alemã afirma que "está tomando todas as medidas necessárias para impedir a limitação de possíveis cobranças" por parte de Beckenbauer, ex-chefe da candidatura alemã para sediar a Copa e ex-presidente do Comitê Organizador Local do Mundial de 2006.

A ação tem por objetivo alcançar ainda o então vice-presidente do Comitê, Fedor Radmann, e os ex-presidentes da própria Federação, Theo Zwanziger e Wolfgang Niersbach, além do ex-secretário-geral Horst R. Schmidt e do empresário Robert Louis-Dreyfus, já falecido. Dreyfus era diretor-presidente da Adidas na época da escolha da Copa.

A suspeita sobre o processo de escolha da Copa de 2006 surgiu quando a revista Der Spiegeldenunciou um suposto esquema de corrupção, no qual Dreyfus teria criado um Caixa 2 para pagar propinas aos membros do Comitê Executivo da Fifa no processo de escolha da sede do Mundial.

A revista de baseia no pagamento de 6,7 milhões de euros da Federação para a Fifa antes da decisão que garantiu a Copa na Alemanha. O dinheiro da entidade teve como origem um empréstimo do empresário, que morreu em 2009. Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório