Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senado analisa na semana que vem indicação de Goldfajn

O atual presidente do BC, Alexandre Tombini, deve permanecer no cargo até que seu substituto seja escrutinado pela Casa

Senado analisa na semana que vem indicação de Goldfajn
Notícias ao Minuto Brasil

13:55 - 17/05/16 por Folhapress

Economia Sabatina

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado só dará início ao processo de sabatina do novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, na próxima semana. Ele foi confirmado no cargo nesta terça-feira (17) pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O atual presidente do BC, Alexandre Tombini, deve permanecer no cargo até que seu substituto seja escrutinado pela Casa.

Segundo o vice-presidente da CAE, Raimundo Lira (PMDB-PB), a comunicação sobre a indicação do novo presidente do BC ainda não chegou à comissão.

A presidente da comissão, Gleisi Hoffmann (PT-PR) está em viagem a Portugal, em missão oficial para participar da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (Eurolat), e ela só deverá designar um relator para o caso quando voltar, na quinta-feira (19), ou na próxima reunião da comissão, na terça (24).

Mesmo que o relator seja escolhido antes da reunião e apresente seu parecer já na próxima semana, a comissão só deverá marcar a sabatina de Golgfajn para a semana seguinte.

Após a sabatina, a comissão analisará a indicação de Goldfajn em votação secreta. Se seu nome for aprovado pelo colegiado, uma nova votação, também secreta, ocorre no plenário do Senado.

Goldfajn já fez parte da diretoria do BC na gestão Henrique Meirelles no banco e ocupava atualmente o posto de economista-chefe do Itaú. Ele já chegou a Brasília para se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Meirelles indicou que pode haver mudanças na diretoria da instituição, mas que elas só serão discutidas após a chegada de Goldfajn.

Campo obrigatório