Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Relator será favorável à indicação de Ilan Goldfajn para Banco Central

Aos 50 anos, o economista foi escolhido pelo presidente interino Michel Temer para comandar o Banco Central em sua gestão

Relator será favorável à indicação de Ilan Goldfajn para Banco Central
Notícias ao Minuto Brasil

16:55 - 24/05/16 por Folhapress

Economia Gestão

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), escolhido nesta terça-feira (24) para ser o relator no Senado da indicação de Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central, apresentará um parecer favorável, ainda nesta semana, à posse do economista.

O peemedebista afirmou à reportagem que quer entregar seu relatório o mais rápido possível para que a sabatina de Goldfajn na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado possa ser realizada já na próxima reunião do colegiado, na terça feira (31).

A confirmação da data da sabatina, no entanto, dependerá da presidente da comissão, Gleisi Hoffmann (PT-PR), que pode permitir que o relatório seja votado no mesmo dia da sabatina. Se isso não acontecer, Goldfajn deverá ser escrutinado apenas em 7 de junho.

Com a escolha de Lira, Golfajn marcou uma conversa pessoal com o senador na tarde desta terça.

Aos 50 anos, o economista foi escolhido pelo presidente interino Michel Temer para comandar o Banco Central em sua gestão.

À frente da pesquisa econômica do Itaú até então, Goldfajn volta ao BC pela segunda vez. Entre 2000 e 2003 comandou a poderosa diretoria de política econômica do banco. Primeiro com Armínio Fraga como chefe, depois com o mesmo Henrique Meirelles, com quem conviveu por sete meses no período de transição do governo FHC para Lula.

Sua especialidade é política monetária, mas os economistas que o conhecem dizem que seus conhecimentos contemplam também a política fiscal, calcanhar de Aquiles da economia neste momento. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório