Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comércio deve contratar menos nos próximos meses

Nos próximos meses, o comércio deve contribuir menos para a geração de vagas no mercado de trabalho, segundo os resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quinta-feira, 05.

Comércio deve contratar menos nos próximos meses
Notícias ao Minuto Brasil

13:16 - 05/12/13 por Agencia Estado

Economia CNC

O indicador relativo à expectativa de contratação de funcionários registrou alta de 1,4% em novembro, em relação ao mesmo período de 2012. No entanto, dois em cada três empresários declararam que pensam em aumentar pouco o número de postos de trabalho.

"De fato, há uma propensão à contratação porque afinal de contas o comércio vai continuar crescendo. Mas vão contratar pouco, porque o comércio vai crescer pouco", apontou o economista Fabio Bentes, da CNC.

Segundo Bentes, os setores que devem ter melhor desempenho no aumento do quadro de funcionários são aqueles que ainda vêm aumentando as vendas de forma significativa, como o de farmácia e perfumaria e de eletrônicos.

Em novembro, ante o mesmo mês de 2012, melhorou ainda a avaliação sobre a situação atual dos estoques (1,5%). No entanto, houve piora no nível de investimento das empresas, com queda de 3,0%. "Esse indicador é mais sobre investimentos em máquinas, equipamentos, informatização, obra, modernização. Aí o empresário está botando o pé no freio mesmo", afirmou o economista da CNC.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou queda de 3,1% em novembro ante novembro de 2012. Dentro do índice, o indicador de investimentos recuou 0,1% no período.

Campo obrigatório