Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China e Estados Unidos causam instabilidade no câmbio

“Leva a uma desvalorização das moedas em função das commodities [matérias primas]. Quando a China cresce menos, consome menos commodities. E ela é uma grande consumidora de commodities no mundo, minério de ferro, cobre etc. Sendo assim, afeta os mercados”, destacou. A leitura, informou, é que com a queda na economia chinesa, os países passem a exportar menos e faturar menos por exemplo.

China e Estados Unidos causam instabilidade no câmbio
Notícias ao Minuto Brasil

11:56 - 28/01/14 por Agência Brasil

Economia Guido Mantega

Para Mantega, no entanto, os movimentos são transitórios como os que têm acontecido nos últimos meses de alta volatilidade, quando alguns países sofrem mais e outros menos. “O Brasil, no caso, tem uma posição sólida porque temos muitas reservas e outros países não têm tanta reserva. Temos uma dívida externa pequena, já que temos mais reservas do que dívida. Nossa situação é estável. Então, a situação depende de cada país. É uma volatilidade que perpassa todos os países”.

Sobre a Argentina que tem enfrentado problemas com sua política cambial e com os credores externos, Mantega enfatizou que o país vizinho sofre a volatilidade desses mercado. “Ela também é o resultado desta situação. Não é só a Argentina. Posso dar uma lista dez países que também tem [problemas semelhantes],” disse.

Campo obrigatório