Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Chinesa apresenta carro voador que, de fato, se parece com um carro

O modelo exibido pela Xpeng no Salão de Pequim é, de fato, um automóvel que pode voar

Chinesa apresenta carro voador que, de fato, se parece com um carro
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 26/04/24 por Folhapress

Tech Inovação

PEQUIM, CHINA E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Chamados de carros voadores, os eVtols (aeronaves de decolagem e pouso na vertical) são uma aposta para o futuro da mobilidade. Entretanto, os veículos já apresentados se parecem mais com os helicópteros. A Xpeng quer mudar isso.

O modelo exibido pela montadora chinesa no Salão de Pequim é, de fato, um automóvel que pode voar. Há pneus, bancos e volante, embora mais parecido com um manche de avião.

É um experimento conceitual, sem quadro de instrumentos ou sistema de tração. Ainda assim, mostra que há um caminho para se driblar as limitações desse tipo de veículo.

Por exemplo, o veículo da Xpeng poderia se deslocar por via terrestre para complementar uma viagem ou acessar um ponto de recarga.

Em 2022, a empresa chinesa realizou o primeiro voo com um protótipo, que era basicamente um carro convencional com um drone gigante no teto. O veículo exibido em Pequim é mais evoluído, já que os rotores elétricos são retráteis.

O desafio é fazer um eVtol que pesa mais de duas toneladas atingir grandes distâncias. O problema da autonomia só deve ser resolvido com a chegada das baterias de estado sólido, previstas para a próxima década.
O jornalista viajou a convite da GWM do Brasil.

Campo obrigatório