Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Antiga casa de Salinger será aberta para receber cartunista residente

Colocada à venda em 2014, quatro anos após a morte do autor, a casa foi adquirida por Harry Biles, cartunista da revista "New Yorker"

Antiga casa de Salinger será 
aberta para receber cartunista residente
Notícias ao Minuto Brasil

19:25 - 10/09/16 por Folhapress

Mundo Cultura

Artistas do mundo todo já podem concorrer a uma vaga de residência na casa em que J.D. Salinger, autor de "O Apanhador no Campo de Centeio", viveu na cidade de Cornish, em New Hampshire, Estado dos EUA.

Colocada à venda em 2014, quatro anos após a morte do autor, a casa foi adquirida por Harry Biles, cartunista da revista "New Yorker" e antigo membro do conselho do Centre for Cartoon Studies (Centro de Estudos de Cartoons, em inglês).

Junto com a instituição, Biles montou um projeto para selecionar um cartunista que poderá usar a antiga casa de Salinger como inspiração para "criar um trabalho excepcional".

O escolhido para o período de residência vai morar em um apartamento dentro da propriedade e terá livre acesso à casa de Salinger. Ele também poderá frequentar as aulas do centro, a livraria e os laboratórios do local. A sede da instituição fica cerca de 25 km distante da casa.

Os interessados têm até o dia 1º de novembro para se candidatarem, e o vencedor receberá uma ajuda de custo de US$ 600 (cerca de R$ 2.000).

O candidato precisa ter ou alugar um carro que também possa ser dirigido na neve. A instituição também exige que a pessoa faça pequenos trabalhos na casa (como tirar a neve da porta) e dê palestras no centro, além de não se incomodar com a vida em uma área rural.

O vencedor ficará em um apartamento de um quarto, com cozinha, estúdio e banheira, que é ligado à casa principal por meio de um túnel.

Biles afirmou em uma entrevista à "New Yorker" que Salinger criou a ideia do túnel para poder sair da casa principal e ir até o estúdio onde trabalhava sozinho (agora transformado no apartamento) sem ser notado, experiência que poderá ser repetida por quem ficar com a vaga de residente.

O autor se mudou para a residência em Cornish, em 1953, dois anos depois de publicar "O Apanhador no Campo de Centeio". Ele viveu no local até sua morte, em 2010. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório