Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU: discriminação de mexicanos e muçulmanos fortalecem xenofobia

Para Zeid, medidas e declarações de Trump só fazem aumentar abusos xenófobos nos Estados Unidos

ONU: discriminação de mexicanos e
 muçulmanos fortalecem xenofobia
Notícias ao Minuto Brasil

10:56 - 08/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

O comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al-Hussein, declarou nesta quarta-feira (8) que as medidas e os comentários preconceituosos proferidos pelo presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, só fortalecem a violência gerada pela xenofobia no país.

A declaração foi feita durante um evento em que Zeid apresentou seu relatório anual perante o Conselho de Direitos Humanos da ONU, de acordo com a Agência EFE.

O representante da ONU iniciou o seu discurso dizendo se preocupar "com a maneira na qual a nova Administração está tratando uma série de temas de direitos humanos".

A difamação de grupos inteiros como os mexicanos e os muçulmanos, e as falsas alegações de que os imigrantes cometem mais crimes do que os cidadãos dos Estados Unidos, são daninhos e avivam abusos xenófobos."

Ele demonstrou preocupação com a nova polícia de imigração adotada por Trump, que, além de proibir a entrada de cidadãos de seis nações de maioria muçulmana, quer deportar milhares de imigrantes irregulares que vivem no país.

"As deportações aceleradas, sem investigações individuais, podem representar expulsões coletivas, proibidas na lei internacional", disse. Zeid manifestou preocupação ainda maior com os imigrantes menores de idade.

O comissário propôs que seja adotada "uma maior e mais constante liderança para responder ao recente surto de discriminação, antissemitismo e violência contra minorias étnicas e religiosas".

Leia também: Republicanos dizem não ter evidências de grampos contra Trump

Campo obrigatório