Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Republicanos dizem não ter evidências de grampos contra Trump

Presidente dos Estados Unidos acusa Obama de ter grampeado ligações dele durante campanha eleitoral

Republicanos dizem não ter evidências
 de grampos contra Trump
Notícias ao Minuto Brasil

09:43 - 08/03/17 por Folhapress

Mundo EUA

Figuras de destaque do Partido Republicano no Congresso dos Estados Unidos se recusaram nesta terça-feira (7) a apoiar as alegações do presidente Donald Trump de que ele teria sido espionado durante a campanha por seu antecessor, Barack Obama.

"Neste momento, não temos nenhuma evidência disso", afirmou em entrevista coletiva o deputado republicano Devin Nunes, presidente da Comissão de Inteligência da Câmara.

No sábado (4), Trump postou no Twitter acusações, sem oferecer provas, de que Obama teria ordenado o grampeamento das telecomunicações do republicano e de sua equipe de campanha -"cara ruim (ou doente)!", disse ele sobre seu antecessor. Depois, o presidente pediu que o Congresso abra uma investigação sobre o assunto.

Assessores do presidente defenderam as alegações, enquanto ex-integrantes da administração Obama refutaram qualquer espionagem contra Trump. Os ataques do republicano, sem precedentes na Casa Branca, aprofundaram as divisões políticas em Washington.

Nunes, que integrou a equipe de transição de governo de Trump, disse que teria sido informado se Obama tivesse ordenado grampos contra o bilionário nova-iorquino durante o período eleitoral.

"O presidente é um principiante na política -entrou há pouco mais de um ano", declarou Nunes. "Penso que vocês [repórteres] muitas vezes levam ao pé da letra muitas das coisas que ele diz."

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, afirmou "não ter visto" nenhuma evidência de que o presidente foi grampeado.

O deputado Adam Schiff, líder democrata na Comissão de Inteligência da Câmara, disse que o comitê investigaria as alegações de Trump em breve, acrescentando que será "um escândalo" se forem falsas as acusações do presidente contra seu antecessor. Com informações da Folhapress.

Leia também: Obama é o novo vilão eleito por Trump; foram 3 acusações em 7 dias

Campo obrigatório