Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como a HBO foi hackeada e episódios de 'Game of Thrones' vazados

Especialista acredita que ataque possa ter relação com desatualização do Windows ou com aproveitamento da vulnerabilidade na segurança de computadores de funcionários específicos

Saiba como a HBO foi hackeada e episódios 
de 'Game of Thrones' vazados
Notícias ao Minuto Brasil

20:48 - 04/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Cibersegurança

Após a HBO ser vítima de um ataque hacker na última segunda-feira (31), o quarto episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" vazou na internet nesta sexta-feira (4). Além de episódios inéditos de seriados, foram roubados roteiros e dados de funcionários do canal, totalizando 1,5 TB de informações. Ainda sem informações da própria HBO, especialistas já têm teorias de como teria sido realizado o ataque.

Roderick Jones explicou em entrevista ao site "Digital Trends" que há uma série de possibilidades, mas duas teorias são mais fortes. A primeira delas e a mais provável é que o ataque à HBO tenha ocorrido devido a uma desatualização do Windows, como aconteceu com o WannaCry. “Isso criou uma vulnerabilidade para a HBO. Eu diria que é bastante provável, porque é aí que moram as fraquezas”, disse.

+ Messenger, do Facebook, vai ficar mais inteligente

O fundador da empresa de cibersegurança Rubica e ex-membro da Scotland Yard lembra do ataque à Sony que causou o vazamento de episódios de “Orange is the new Black”, da Netflix. Segundo os responsáveis, os criminosos não procuravam pelo seriado, só queriam atingir computadores com Windows, como lembra o "Olhar Digital".

A outra teoria é que os hackers teriam buscado por vulnerabilidade em computadores de funcionários específicos que tenham acesso a informações privilegiadas. De acordo com o especialista, a maioria dos funcionários só se preocupa com segurança quando está na empresa. Eles acessam redes Wi-Fis públicas, por exemplo, e isso permite a interceptação de dados com facilidade.

Jones afirma que a indústria do entretenimento está “uns cinco ou seis anos atrasada” em relação à segurança digital.

Contudo, a divulgação do próximo capítulo pode não estar relacionada ao ataque hacker sofrido pela HBO no fim do mês passado. O vazamento veio do canal "Star India", um parceiro da HBO cujo logotipo aparece na cópia pirata do episódio, junto com o texto "apenas para visualização interna".

Campo obrigatório