Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tudo o que sabemos sobre o 1º asteroide interestelar detectado da Terra

Astrônomo diz que não se pode descartar o fato de o Oumuamua ter 'design inteligente'

Tudo o que sabemos sobre o 1º asteroide interestelar detectado da Terra
Notícias ao Minuto Brasil

07:43 - 19/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Primeiro objeto de fora do nosso Sistema Solar a "visitar" a vizinhança cósmica da Terra, o Oumuamua vem sendo estudado nas últimas semanas. A volta feita pelo asteroide em torno do Sol, antes de voltar ao espaço exterior, permitiu observar que se trata de um objeto retangular, com crosta, do tamanho de um arranha-céu e semelhante ao que se espera de uma nave espacial - conforme publicado nesta segunda-feira (18), pela revista científica Nature Astronomy.

"Um revestimento de meio metro de espessura de material orgânico (observado em" Oumuamua ") pode ter protegido o interior de um cometa om interior de água-gelo que é vaporizada quando o objeto foi aquecido pelo Sol, memso a mais de 300 graus centígrados", explicou o professor Alan Fitzsimmons, da Queen's University Belfast, em um comunicado.

+ Chuva de meteoros é vista na Austrália

"Nós descobrimos que a superfície de Oumuamua é semelhante aos pequenos corpos do sistema solar que são cobertos com gelo rico em carbono", completa Dr. Michele Bannister, da equipe do professor Fitzsimmons. Em resumo, o objeto celeste de superfície cinza e vermelha é considerado intrigante, "mas de origem natural" - conforme observado pelo que Telescópio Green Bank Radio.

O astrônomo Ray Norris, da Universidade de Western Sydney, na Austrália, discorda. Segundo ele, o Oumuamua é uma pedra gigante, mas não se pode eliminar a possibilidade de ser um produto de algum tipo de "design inteligente".

"Não podemos descartar a possibilidade de que seja realmente uma nave espacial", escreveu, também nesta segunda-feira (18), no The Conversation. "Talvez um que tenha ficado com problemas há muito tempo e cujo cadáver continua a cair pela eternidade através da vastidão do espaço interestelar". Com Oumuamua já entrando no espaço exterior, o debate ficará em suspenso, pelo menos, até um próxima visita.

Campo obrigatório