Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja 5 dicas para aproveitar o melhor do Google Tradutor

Listamos recursos que podem facilitar a vida de quem precisa se comunicar em outra língua

Veja 5 dicas para aproveitar o melhor do Google Tradutor
Notícias ao Minuto Brasil

09:22 - 19/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech App

Xhosa é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul e um dos 103 idiomas disponíveis no Google Tradutor - a exemplo do cingalês, do Sri Lanka, ao khmer, do Camboja, passando pelo inglês, de longe o mais popular. As traduções podem ser feitas com voz, com texto ou por meio de imagens digitalizadas. O recurso também repete as palavras ou expressões para o usuário, na função "text for speech".

+ Apple admite falha no iOS que trava WhatsApp; entenda

A verdade é que, seja como app ou como site, o Tradutor é, por vezes, subestimado, por não fazer parte do pacote de pré-instalados dos smartphones e tablets que rondam sistema operacional Android. A ComputerWorld chama a atenção para cinco recursos do tradutor que podem facilitar e muito a vida de quem precisa se comunicar em outra língua. Listamos abaixo.

Offline

Seja para estudar sem consumir dados ou pelo menos por prevenção, é possível fazer um backup offline no Tradutor. Assim, o aplicativo traduz mesmo que se esteja sem acesso à Internet, uma mão na roda em caso de viagens. Para fazer download dos arquivos necessários, basta selecionar "Tradução offline", no menu de navegação. Um ponto negativo é que, sem internet, a tradução de voz fica desabilitada, mas ainda é possível digitalizar imagens.

Praticidade

Os usuários de Android Marshmallow (versão 6) ou superior podem traduzir um idioma de maneira prática, usando o navegador Google Chrome. Basta selecionar o texto e, no pop-up, selecionar "Traduzir" ou "Translate". A transformação da palavra ou frase na língua escolhida será exibida em uma caixa flutuante no topo da tela.

Conversa

O tradutor de plantão do Google pode ser usado em conversas com outros usuários. Basta que se escolha, no ícone do microfone (no lado inferior da caixa de pesquisa), o modo conversa.

Ao vivo

Está na rua, mas não consegue ler uma placa ou sinalização? O Tradutor faz isso em tempo real. Basta selecionar o idioma em questão e abrir a câmera, localizada na parte de baixo do campo de texto. Depois, é apontá-la para a imagem para que a tradução seja concluída. Se o idioma original já estiver disponível offline, a tradução é feita em tempo real. Caso não, será preciso esperar o tempo de processamento.

Um toque

Um recurso que promete tradução a um toque é o Tap to Translate. Para ativá-lo, vá no painel de configurações.

Campo obrigatório