Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia e EUA trabalham em missão conjunta para Vênus

Missão utilizará a sonda espacial Venera-D, que pode passar até 24 horas na superfície quimicamente agressiva do planeta

Rússia e EUA trabalham em missão conjunta para Vênus
Notícias ao Minuto Brasil

15:06 - 06/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Parceria

Um grupo russo-americano está trabalhando em uma missão conjunta em potencial para Vênus e determinando seus objetivos científicos, disse a corporação estatal russa Roscosmos nesta sexta-feira.

"Parceiros internacionais estabeleceram um grupo científico conjunto russo-americano na exploração de Vênus, que inclui representantes da Roscosmos, NASA, NPO Lavochkin, Instituto de Pesquisa Espacial da Rússia, centro de pesquisa de foguetes e espaçonaves TsNIIMash e várias organizações científicas da Rússia e dos EUA", disse a corporação em um comunicado.

De acordo com a entidade, o resultado desta reunião de esforços deve ser uma missão até o segundo planeta mais próximo do Sol.

"A tarefa do grupo é determinar e elaborar uma possível missão para o planeta com base no projeto Venera-D", explicou o comunicado.

+ Universidade é boicotada por possível criação de robôs 'assassinos'

Venera-D é uma sonda espacial planejada com um trem de pouso e que pode passar até 24 horas na superfície quimicamente agressiva do planeta.

Cientistas e engenheiros já realizaram várias reuniões para discutir a possibilidade de lançar o projeto intitulado "ToVenusTogether" ("JuntosParaVênus", em tradução livre). A empresa aeroespacial NPO Lavochkin estudou os requisitos para a missão conjunta, com relação a equipamentos e objetivos científicos.

Os cientistas da Lavochkin estudam Vênus desde o final dos anos 60. No momento, o centro de pesquisa está trabalhando em uma espaçonave para Vênus, que incluirá uma sonda e uma espaçonave para serem colocadas em órbita, bem como sondas espaciais. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório