Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Wall Street fecha sem direção com investidores divididos

Chris Low, da FTN Financial, considerou que Yellen "está fazendo equilibrismo, entre admitir as dificuldades e reagir"

Wall Street fecha sem direção com investidores divididos
Notícias ao Minuto Brasil

21:20 - 10/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Fed

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem direção, com os investidores divididos na apreciação das afirmações da presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, durante uma audição no congresso norte-americano.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average, depois de ter oscilado ao longo de toda a jornada, acabou perdendo 0,62% (99,64 pontos), para as 15.914,74 unidades, mas o tecnológico Nasdaq fechou com ganhos de 0,35% (14,83), para as 4.283,59.

O índice alargado S&P 500 cedeu uns ínfimos 0,02% (0,35), para os 1.851,86 pontos. "Acredito que muitos consideraram que o discurso de Yellen não foi muito acomodatício", na medida em que repetiu a sua intenção de tornar a subir as taxas de juro, declarou Kenny Landgraf, da Republic Wealth Advisors.

Os investidores receiam que, perante as dificuldades atuais da economia, subir as taxas de juro outra vez, depois de uma primeira subida em dezembro, abafaria um crescimento que já é fraco.

Ouvida em uma comissão do Congresso, Yellen evitou fechar explicitamente a porta a uma nova subida em março: "O Comitê [de Política Monetária] prevê que as condições econômicas vão evoluir de tal maneira que apenas vai ser necessária uma subida gradual das taxas de juro", insistiu. Mas, relativizou, a política monetária "não está em caso algum em uma trajetória pré determinada".

Por seu lado, Chris Low, da FTN Financial, considerou que Yellen "está fazendo equilibrismo, entre admitir as dificuldades e reagir". Os índices evoluíram durante grande parte da sessão na corda bamba, com o Dow Jones, afetado pelas inquietações provocadas pela Disney, que perdeu 3,76%, e IBM (-3,13%), intercalando ganhos com perdas durante quase toda a sessão, antes de aprofundar a descida nos últimos 45 minutos.

"Estamos em modo de consolidação, pelo que de cada vez que as ações sobem, aparecem vendedores", comentou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management. Landgraf admitiu que uma tendência mais nítida possa aparecer na quinta-feira: "Yellen está a ser ouvida no Congresso durante dois dias, pelo que é provável que veja as reações dos investidores e procure afinar a mensagem", disse.

Campo obrigatório