Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a criar senhas seguras para usar na internet

Usar apenas uma senha para todas as contas não é a opção mais segura

Aprenda a criar senhas seguras para usar na internet
Notícias ao Minuto Brasil

14:15 - 09/02/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Password

Ter uma única "password" para diferentes plataformas como o email, redes sociais ou serviços de streaming é algo que deve ser evitado.

As senhas são fundamentais para proteger as informações dos serviços online que usamos. Por isso, explica o Sapo Tek, devemos sempre garantir uma boa senha para evitar futuros problemas de segurança.

Confira algunas dicas para ter uma senha mais segura, mais dinâmica e que pode ser usada em vários sites sem ser totalmente comprometida.

Número e tipologia de caracteres

Nunca crie senhas com menos de seis caracteres, sobretudo se usar apenas letras. O ideal será escolher uma senha com oito ou mais caracteres. E ainda mais ideal seria usar números e símbolos nessa conjugação, fazendo também uso de letras maiúsculas. Ficam alguns exemplos, por ordem crescente de força de segurança.

Não seja óbvio

Os estudos mostram que ainda existe um grande número de pessoas que usa palavras-chave como 123456. Nomes próprios, nome de parentes, datas de nascimento e datas de eventos importantes são clichês que também vai deve evitar.

Seja pessoal na escolha

A dica é usar palavras que lhe digam alguma coisa, mas que sejam personalizadas. Em vez de usar o nome próprio da esposa, faça uma palavra única que junte partes de todos os nomes dela. Em vez de escolher o nome do restaurante preferido, escolha um ingrediente e junte-lhe a cor da qual também mais gosta, sugere o Sapo Tek.

Diferencie a senha de serviço para serviço

Pode usar o nome de cada serviço para criar passwords específicas. Escolha uma palavra-passe comum para todos, mas depois transforme-a.

Para isso, poderá apostar apostar em duas ou três consoantes que na sua cabeça o fazem lembrar o serviço. Isto significa que não vai precisar de decorar todas as senhas, uma bastará e o resto vai lá por associação.

Crie aleatoriedade com sentido

Pode também usar frases, ditados, palaras que lhe façam sentido. Combine as frases com alguns caracteres.

Use um gerador de passwords

Outra opção é criar algo que nenhum outro humano será capaz de imaginar ou replicar através de programas informáticos. Recorra também a programas informáticos. Existem muitas soluções online e em versão software que o ajudam nesta tarefa.

Campo obrigatório