Meteorologia

  • 24 ABRIL 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Buenos Aires realiza feira do livro feminista

Evento reúne escritoras com obras sobre questão do gênero

Buenos Aires realiza feira do livro feminista
Notícias ao Minuto Brasil

09:35 - 12/12/18 por ANSA

Cultura EMPODERAMENTO

A primeira Feira do Livro Feminista (Filfem) acontece nesta terça-feira (11), em Buenos Aires, impulsionada pela inquietude das organizadoras por reunir obras que abordem distintas perspectivas da questão de gênero.

+ Banda Natiruts será tema de documentário

A iniciativa partiu de 12 jovens militantes que trocavam textos e títulos de livros pelo Whatsapp mas não os encontravam facilmente nas livrarias e se perguntaram sobre porque de não juntá-los no mesmo espaço. Assim, em três meses, elas juntaram as obras que estarão disponíveis ao público a partir desta noite, na capital argentina.

"Estamos felizes , não podemos acreditar que isso está acontecendo. Foi fazer a convocatória e encontrar a solidariedade e humildade dos grandes", disse Micaela Gentile, uma das organizadoras do projeto,em entrevista à ANSA.

Após enviarem convites por email a editoras, elas não esperavam ter tamanha receptividade nem que a convocação fosse difundida tão rapidamente. A Filfem conta com 90 expositores, entre eles grandes editoras, ilustradoras, livrarias, cooperativas e autores autônomos.

"Entre os conteúdos, não estão somente obras teóricas, mas livros de família com perspectiva de gênero, livros infantis não machistas para quebrar o domínio das princesas que cozinham e criam filhos enquanto os príncipes saem para buscar o sustento", acrescenta Gentile.

Haverá três painéis de debate e exposições com a participação da socióloga e historiadora Dora Barrancos, a jornalista Luciana Peker, a professora de filosofia Lux Moreno e a ativista Sasa Testa. Os temas serão "Editoras em ação", "Trans(h)itos"e "A batalha das dissidências: sexo, corpos e gêneros na busca do prazer emancipado". O eveto terá entrada gratuita. (ANSA)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório