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O segredo de transformar uma piada de bar em um negócio milionário

O que atraiu primeiro a atenção do trio foram os trajes - hoje batizados de "morphsuits" porque quem os usa se transforma numa versão mais divertida de si

O segredo de transformar uma piada de bar em um negócio milionário
Notícias ao Minuto Brasil

21:26 - 21/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Fantasia

Como acontecem com tantas boas ideias, a inspiração de abrir um negócio de fantasias chegou para um grupo de amigos após algumas cervejas. Naquela época, os três atuais sócios da MorphCostumes tinham carreiras de sucesso no mundo corporativo.

Três ex-estudantes da Universidade de Edimburgo, Fraser, Ali e Gregor criaram a empresa de fantasias Morphsuits, atual MorphCostumes (um jogo de palavras entre metamorfose, "morph", e fantasias, "costumes").

O que atraiu primeiro a atenção do trio foram os trajes - hoje batizados de "morphsuits" porque quem os usa se transforma numa versão mais divertida de si.

Segundo matéria da BBC Brasil, um amigo apareceu numa festinha com uma fantasia de lycra que havia comprado na internet. Mas quando o rapaz usou o traje nas ruas de Dublin, na Irlanda, o sucesso foi tanto que artistas de rua perdiam público enquanto ele passava.

Interessados em reproduzir toda aquela atenção, Fraser, Ali e Gregor compraram seus próprios trajes na internet. Mas descobriram que o material era muito grosso, o que dificultava enxergar alguma coisa. E depois da noitada em janeiro de 2009, eles decidiram que poderiam melhorar o desenho das peças e vendê-las.

Eles aperfeiçoaram seu traje de modo a permitir a visão do usuário - até um drinque é possível com o rosto escondido atrás do tecido. Um detalhe importante foi deixar o nome da marca na parte de trás da fantasia, para que interessados pudessem procurar e comprar as suas.

Segundo a BBC Brasil, cada sócio entrou com o equivalente a R$ 6 mil. O primeiro site da empresa custou R$ 4,1 mil, e os amigos usaram o Facebook para divulgar o negócio. Em maio de 2009, venderam o primeiro "morphsuit". O estoque esgotou em duas semanas e eles encomendaram mais 2,5 mil fantasias.

Um ano após a ideia de boteco, em janeiro de 2010, a companhia se tornou global após anunciar no Facebook na Austrália e nos Estados Unidos.

Hoje Fraser é executivo-chefe, Gregor é diretor de marketing e Ali é diretor de operações, funções definidas de acordo com suas especialidades nas áreas comercial, criativa e financeira. Independentemente do posto, cada um tem uma fatia igual da companhia. Eles ainda controlam o negócio, e investidores e outros funcionários possuem partes menores.

Em 2012, um aporte de 4,2 milhões de libras (R$ 25 milhões) do Business Growth Fund permitiu ao trio entrar no mercado mais tradicional de fantasias de tecidos comuns.

Um ano depois, eles começaram a introduzir apetrechos digitais nas fantasias No ano passado, eles relançaram a marca e se tornaram MorphCostumes, para refletir o cardápio mais amplo de produtos à venda.

O plano agora é manter o ritmo de crescimento, e boa parte dos lucros vem sendo reinvestida no negócio com esse objetivo. Nada mau para uma ideia que começou depois de algumas despretensiosas cervejas, relatam eles para a BBC Brasil.

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