Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto

Roberto Campos Neto voltou a pedir que a autonomia financeira da autarquia não seja debatida por meio da imprensa

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto
Notícias ao Minuto Brasil

18:48 - 28/03/24 por Estadao Conteudo

Economia Governo

Após ser criticado na quarta-feira, 27, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por não ter discutido a proposta antes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, voltou a pedir hoje que a autonomia financeira da autarquia não seja debatida por meio da imprensa.

"Esse tema não é para ser tratado na mídia, foi o que combinei com o ministro Haddad", disse Campos Neto ao ser questionado sobre o assunto na coletiva do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

Ele frisou que a proposta de emenda constitucional que trata da autonomia financeira do BC não foi encaminhada pela autarquia, mas sim pelo Legislativo. A sua atuação, explicou, tem sido no sentido de "aproximar" ao governo a ideia apresentada no Congresso.

"Onde puder, o BC vai ajudar a fazer a conexão entre governo e Congresso, mas não foi um projeto encaminhado pelo Banco Central, mas sim pelo Legislativo", declarou Campos Neto.

Ele afirmou ainda que é um erro o entendimento de que a proposta de autonomia financeira visa só a remuneração dos servidores, uma vez que se trata de uma proposta de modernização administrativa para permitir à autarquia levar adiante projetos de inovação, como foi o Pix. Mais uma vez, Campos Neto observou que 90% dos bancos centrais que têm autonomia operacional contam também com a autonomia financeira.

Campo obrigatório